07 abril 2011

Momento do Empreendedor

A ADEI criou o projecto “Momento do Empreendedor”, voltado para o empreendedorismo jovem qualificado com o objectivo aproximar os jovens universitários da realidade dos jovens empreendedores caboverdianos, em diversas áreas de negócio, através da troca de experiências, mini cursos, expressão corporal e vídeos.

O projecto visa a consolidação de conhecimentos chave para que ao deixarem o ambiente universitário, os jovens estejam preparados com um referencial teórico e prático orientativo na construção do projecto de negócio e na motivação para o auto emprego.

O projecto Momento do Empreendedor divide-se em duas actividades :
  • Casos de Sucesso -  jovens empreendedores  são convidados mensalmente a partilharem da sua experiência empreendedora com os jovens universitários.Esta modalidade é complementada por peças de teatro relacionadas com a vivência de mercado dos empresários;
  • Mini Cursos  - os módulos são orientados por resultados, baseados na elaboração de case studies por cada formando. Dinamizada mensalmente, no final os alunos estarão aptos para a formatarem o próprio projecto de negócio.

O caso de sucesso apresentado no dia 29 de Março, foi com o  jovem empresário Dário Moreno, Sócio Gerente da DECO—Design e Comunicação.

O jovem empreendedor falou sobre “ O papel da Motivação no processo empreendedor” e o percurso que fez para a criação da sua empresa perante os 18 universitários presentes, respectivamente da Universidade Jean Piaget, Universidade de Cabo verde e do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresarial de Cabo Verde.
Antes da apresentação por parte do empresário, houve um momento para apresentação de um “sketch”. O “skecth” foi dinamizado pelos atores Dulce Sequeira e Valdir Brito.

No dia 30 do mesmo mês foi a vez do mini-curso: “Como trabalhar sua ideia de negócio”, apresentado pelo formador Rogério Barbosa, empresário e formador da Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde (ENT).Durante a sessão, foi apresentado um vídeo de 2 minutos sob o tema "7 dicas para ter boas ideias", seguido da apresentação do formador, que destacou pontos sobre qual é o perfil do empreendedor, o empreendedorismo e as ideias de negócios.

No dia 4 de Abril, tivemos um convidado especial de Portugal, o Prof. Dr. Nuno Brito, Vice Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Coordenador Nacional do Projecto Poliempreende, para falar aos 19 presentes sobre os “Mecanismos relevantes para apresentação de um projecto de negócio”.
O evento foi bastante dinâmico, e mostrou-se que para se ser empreendedor não basta ter uma ideia de negócio, mas sim relaciona-la com uma oportunidade. A apresentação focou em pontos como: factores que determinam a capacidade empreendedora num país; características do empreendedor; o incentivo à criatividade, entre outros.

 O projecto de iniciativa da ADEI voltado para os empreendedorismo jovem qualificado, mais uma vez atingiu a expectativa do seu público alvo relativamente aos temas abordados.

05 abril 2011

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação

A ADEI  - Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação tem como objectivo geral apoiar  à gestão das Micro e Pequenas Empresas (até 50 trabalhadores) e associações  empresariais, no reforço da sua capacidade competitiva.

Aqui prima-se pelo desenvolvimento da economia real, em particular do sector privado, com base em três pilares: melhoria do ambiente de negócios, acesso ao financiamento e capacitação/acesso a novas competências e a novas tecnologias.


Temos disponível uma série de informações sobre o empreendedorismo,planos de negócios e projectos em curso  no site: www.adei.cv

A ADEI tem vindo a desenvolver projectos voltados para o empreendedorismo jovem qualificado, tendo como exemplo: 

  • Concurso de Ideias
  • Momento do Empreendedor
  • Maratona do Empreendedorismo
  • Feira dos 3E's
  • Incubadora de Empresas