31 outubro 2011

Concurso de Ideias de Negócios - ENTCV

Nos dias que correm todos falam de empreendedorismo e Cabo Verde não é excepção. De facto, o empreendedorismo foi já identificado como factor crucial para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Por isso a Semana Global do Empreendedorismo (GEW), assume um papel tão importante, para inspirar milhares de pessoas a perseguir as suas ideias, mudar de atitude, correr riscos, criar empregos e desenvolver as relações entre a sociedade, as empresas e o governo.

Neste sentido, a Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde (ENTCV) no âmbito do seu Projecto Educativo e de Formação, participa com a realização de algumas actividades que incentivam com criatividade a atitude empreendedora nos jovens e nas pessoas em geral. Uma destas actividades é o “Concurso de Ideias de Negócios” em parceria com a ADEI.

Este concurso tem por objectivo dinamizar o espírito empreendedor e premiar os Jovens possuidores de uma ideia de negócio que pretendam ver concretizada num plano de negócios. 



26 outubro 2011

Participação na XV Edição da FIC


De 16 a 20 de Novembro, decorrerá em Mindelo, ilha de São Vicente, a XV edição da Feira Internacional de Construção – FIC, sob o tema “15 anos a promover negócios em Cabo Verde”.

“A Feira Internacional de Cabo Verde é o maior evento empresarial realizado no país, de carácter multi-sectorial, com expositores provenientes de vários países, com predominância de Brasil, Portugal e Canárias”.

Com o objectivo de partilhar informações, divulgar o trabalho desenvolvido pela agência, a ADEI irá participar na referida feira. Não hesite em nos visitar e ver o que podemos lhe oferecer.

Semana Global do Empreendedorismo

De 14 a 20 de Novembro, decorrerá a Semana Global do Empreendedorismo - GEW, onde milhões de pessoas em todo o mundo, reunir-se-ão para celebrar a referida semana, um movimento global criado para promover o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.
Pretende-se promover o empreendedorismo em Cabo Verde, unindo os esforços isolados na causa comum e de forma coordenada, influenciar e relacionar os eventos de empreendedorismo a nível local e nacional. São diferentes povos, culturas e actividades que transmitem a mesma mensagem: empreender!
Serão realizadas várias actividades tais como: Congressos, Seminários, Debates, Workshops, Concurso de ideias e Fóruns de discussão.
Esta iniciativa é promovida pela AJEC e conta com a forte parceria da ADEI, que irá apresentar no dia 15 de Novembro pelas 18:00 na sala multimédia da ADEI, um caso de sucesso de empreendedorismo jovem, no âmbito do seu recente e acarinhado projecto: Momento do Empreendedor. Irá participar jovem empresário Altair Brito, da empresa AVA Solutions, empresa no sector das novas tecnologias que cada vez mais tem marcado o seu posicionamento no mercado nacional.
No dia 16 de Novembro, no período da manhã (9h-11h30), na sala multimédia da ADEI irá ser dinamizado uma sessão "Falar com o Dr. Empreendedor", actividade que visa promover a troca de ideias, e partilha de experiências sobre negócios e empreendedorismo. Estarão disponíveis dois consultores para "atenderem os seus pacientes".
Os participantes (pacientes) terão a oportunidade de procurar o conselho e exporem os seus problemas, a um consultor experiente intitulado de "Dr. Empreendedor"! Cada sessão individual com o seu Dr. terá a duração de aproximadamente 10m.

06 outubro 2011

O projecto "Momento do Empreendedor" arranca já no dia 14 de Outubro. Participe!







ADEI socializa projecto “Momento do Empreendedor”

A ADEI, promove no dia 7 de Outubro, a partir das 10:30, uma sessão de socialização do projecto “Momento do Empreendedor” na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde – EHTCV.
O projecto “Momento do Empreendedoré um projecto da ADEI que visa capacitar os jovens empreendedores com competências e conhecimentos de gestão e criação de empresa, indispensáveis ao inicio do seu percurso empreendedor.
Esta socialização visa contribuir para a capacitação dos formandos, através de uma proposta pedagógica inovadora, capaz de transformar as suas competências básicas em competências empreendedoras duráveis e necessárias ao seu desenvolvimento profissional, pessoal e futuro.


Encontros com o Gabinete do Empreendedor de Assomada

Com o intuito de facilitar o acesso à informação sobre os projectos e os programas da ADEI para o apoio às PME - Pequenas e Medias Empresas, esta acção pretende reforçar a atenção da agência na região Santiago Sul. Visa especialmente reforçar a capacidade das empresas existentes e mobilizar para a acção aqueles que guardam algum receio da aproximação ao processo de empreender um negócio. 
A acção decorre, inicialmente, durante um dia no município, articulando acções de esclarecimentos, sensibilização, visitas a empresas/empreendimentos e atendimentos individuais.