14 setembro 2012

Entrepeneur en Afrique – Cabo Verde


A ADEI promoveu no passado mês de Fevereiro, a apresentação pública do Programa "Entrepreneur en Afrique" (EA), programa de apoio técnico e económico para empresários na África que tem como objectivos contribuir para a criação de micro e pequenas empresas de base tecnológica nos países africanos, facilitar a inserção de quadros superiores tecnológicos, especialmente migrantes, em África e ainda ajudar a promover actividades que geram postos de trabalhos no referido continente.

No âmbito deste programa, três projectos cabo-verdianos, beneficiados pela ADEI, foram contemplados, a ECOPET, a SODOCE, e a CVPACK. A ECOPET, é um projecto que propõe recolher, valorizar e reciclar os resíduos sólidos urbanos (RSU) em Cabo Verde, iniciando numa primeira fase com PET, Plástico e Papel, com o objectivo de produzir embalagens alimentícios, sacolas, tecidos, sacos de lixo, papel higiénico, papel A4 para escritório, entre outros; a SODOCE uma empresa de transformação de frutas tradicionais em doces e a CVPACK uma empresa de reciclagem.

A ADEI é o ponto focal do programa em Cabo Verde, para além de submeter os projectos à candidatura, faz toda a assistência à missão internacional bem como a mediação com instituições estratégicas locais, incluindo Governo, Câmaras e instituições financeiras para apoio ao financiamento. A ADEI ainda poderá promover e submeter os projectos aceites pelo EA ao Programa PSI para procura de parceiros Holandeses para entrar com capital e transferência de conhecimento e tecnologia.

Formação “Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios”


A ADEI, através do Gabinete do Empreendedor na ilha do Sal, promove uma acção de formação sobre “Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios”, em parceria com o Centro Comunitário África 70.

A formação inicia no próximo dia 02 de Outubro no referido Centro Comunitário, todas as terças e quintas-feiras das 9:00 às 11:00 e visa capacitar os participantes dos conhecimentos necessários para que se tornem empreendedores na gestão de pequenos negócios, introduzindo-lhes os conhecimentos e instrumentos necessários a um adequado gerenciamento, abordando os factores críticos de sucesso para o desenvolvimento ou a sobrevivência dos referidos empreendimentos, visando à minimização dos riscos de mortalidade.

Formações para Pequenas e Médias empresas


A ADEI em parceria com o QIR - Quadro Integrado Reforçado, promovem acções de formação e capacitação para Pequenas e Médias Empresas com início em 17 de Setembro na cidade da Praia e na cidade do Mindelo.

O estudo elaborado pela International Finance Corporation aponta alguns aspectos que caracterizam de forma geral as ineficiências da economia cabo-verdiana, nomeadamente a fraca capacidade de gestão das pequenas e médias empresas, a fraca cultura empresarial, a fraca qualidade dos registos contabilísticos, entre outros aspectos. Neste sentido a ADEI levou a cabo um concurso para contratar uma empresa de consultoria para programar e ministrar as formações  em:  Segurança e Qualidade Alimentar; Contabilidade; Direito Laboral; e Definições de preços;  com o objectivo de reforçar e desenvolver as competências chaves nas trocas comerciais e competências chaves de gestão não só para os que operam no mercado.

Serão ministrados quatro acções de formação:
·         17/09 a 21/09 - Curso I - "As MPMES: Noções de comércio e contabilidade organizada"
·         25/09 a 27/09 - Curso II - "O que saber das leis laborais"
·         15/10 a 19/10 - Curso III - "Segurança e Qualidade Alimentar no sector Agro-Negócio"
·         23/10 a 25/10 - Curso IV - "Como definir o preço do seu produto"


Locais de Inscrição:
Praia - BIC - Business Incubation Center, Palmarejo. Telefone: 2604430, falar com Sr.ª Crismyriam Carvalho (crismyriam.carvalho@gmail.com)
Mindelo - Instalações da ADEI, Rua Patrice Lumumba (próximo ao INPS)

 
Locais de formação:  Praia e Mindelo - Instalações da ADEI
Data Limite de inscrição: Um (1) dia útil antes de cada formação
Taxa de inscrição: 700$00 (não incubados) / 500$00 (incubados)


07 setembro 2012

Novo Formato "Momento do Empreendedor"


O projecto Momento do Empreendedor (ME), através da Unidade e Inovação e Empreendedorismo, foi completamente reformulado e a partir de agora vai ser implementado com recurso da Rede de Gabinetes do Empreendedor e parceiros. Assim sendo, o novo formato comporta três componentes:

O Momento do Empreendedor Universitário tem como objectivo facilitar a aquisição de experiencias que sirvam de orientação para o auto emprego de jovens universitários, através da dinamização de acções que os coloquem em contacto com a realidade empresarial, social e mercado de trabalho.

O Momento do Empreendedor Técnico visa fomentar o empreendedorismo, através de acções de capacitação, de debate, de contactos e troca de experiências que levem à familiarização dos jovens dos Centros de Emprego e Formação Profissional e Escolas Técnicas, com o mundo empresarial facilitando-lhes o acesso ao emprego e o auto emprego.

O Momento do Empreendedor Profissional pretende promover acções de capacitação e de treinamento, para facilitar o crescimento e a competitividade das MPME’s. Está destinado aos jovens empresários e empresários beneficiários de apoio ou que estejam sob orientação da ADEI.

O projecto traz várias novidades, por isso fique atento a mais informações.