28 julho 2014

Start Up Weekend Praia

Qual a expectativa dos participantes em relação ao Start Up Weekend Praia em apenas uma palavra?

Motivação - Jessica Martins 
Vender os produtos da empresa de palletes e desenvolver networking - Amaro Varela 
Vencer - Rosaly Tavares 
Fazer contactos - Chissana Magalhaes 
Sair daqui com empresa criada - Janice Pipa
Adquirir conhecimentos - Alex Fernandes 
Aprendizagem - Martha Moeda 
Sair daqui com ideia de negocio formada - Telma Afonso 


  
Na primeira fase do Start Up Weekend Praia, foram lançadas 25 ideias de negócios:

1-Prisma Videos
2- 2 Coracoes
3 -Na hora certo
4- Brimurie
5- Cuidart
6- Habeas Data
7- Regula Musica 
8-Jornal Pavilhao
9 - Gest Consu 
10 -Home Stay 
11 -Eco Friendly
12- Agrotur
13 - Nho Santiago :Sentir Santiago Profundo 
14- Estudo Orientado 
15 -Agro Saudavel 
16 -Pronto Socorro Tecnico 
17- Hidroponia
18 -Cabo Verde Motor Bike
19 -Cuedjon
20 -Broculis de Verao
21 -Terra Terra 
22 - Proximo Milionario
23 -Estafeta
24 -Ana Oficina Alternativa 
25 -Cabo Relax


Das 25 ideias lançadas, apenas 8 foram trabalhadas durante o fim de semana:

1- Estudo Orientado 
2- Prisma Videos
3 - Brimurie
4 - Pronto Socorro Tecnico
5- Jornal o Pavilhao
6 - Nho Santiago - Sentir Santiago Profundo
7 -Cabo Verde Moto Bike
8 – Agrotur


  1. Quem sao os nossos parceiros chave?
  2. Propostas de valor
  3. Que tipo de relacao devo estabelecer com os clientes?
  4. Segmento de mercado, o que e isso?
  5. Quais os custos do meu negocio?

Foram muitas as questoes, mas todos os participantes estiveram atentos a explicação da Dra Jacqueline Carvalho sobre a "TELA DE MODELO DE NEGÓCIOS".



Dos 40 participantes distribuídos por 8 grupos de trabalho, os vencedores do Start Up Weekend Praia foram

1º lugar: Kompu na Hora.
2º lugar: Centro de Apoio Educativo Multidisciplinar
3º lugar: Prisma Videos
 




Depoimentos:
  • Espero que deste evento saiam boas ideias a fim de serem desenvolvidas posteriormente na Incubadora de Empresas -BIC. Diogo Moeda: Mentor do SUW Praia e Gestor da BIC.
  • A expectativa e: Desenvolver competências pessoais e profissionais voltadas para o negocio.O contributo e: partilhar experiência, conhecimento e ajudar os jovens para o futuro.Joaquim Le de Matos: Mentor do SUW Praia
  •  Para os jovens participantes que vemos que para alem de vontade, tem todas as ferramentas pretendemos enquanto mentores trasmitir os nossos conhecimentos e experiencia na nossa area de formacao e actuacao.Neusa Silva- Mentora do SUW Praia
  •  A minha opiniao sobre o Start Up Weekend Praia? Esta bem organizado, e funcional, proporciona momentos divertidos e de muita aprendizagem.Celso Monteiro - Participante Grupo Cabo Verde Moto Bike
  • Para o grupo Agrotur, SUW Praia e a oportunidade de materializar sonhos, motivando e desafiando os participantes.
  • Para nos Start Up Weekend Praia significa experiencia gratificante e muito aprendizado. Grupo Pronto Socorro Tecnico
  •  SUW Praia faz todo o sentido. Vai de encontro com as nossas expectativas, e pratico e directo. Grupo Jornal O Pavilhao
  •  SUW Praia em duas palavras: Boa dinamica e Interessante. E o que diz o grupo Nho Santiago: Sentir Santiago Profundo
  • A organizacao tem estado a altura! esperamos amadurecer a nossa ideia, ampliar os nossos conhecimentos.Grupo Brimurie 

  


Start Up Weekend Praia em imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


24 julho 2014

É já este fim-de-semana - STARTUP WEEKEND PRAIA

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Julho, vai ter lugar na Universidade de Santiago- Seminário São José, a 6ª edição do Programa Startup Weekend, dedicado ao desenvolvimento de novas ideias durante 54 horas seguidas, onde os participantes poderão vivenciar uma experiencia educativa para empreendedores de todas as áreas de actividade.

O startup Weekend consiste num fim-de-semana centrado em torno da inovação, acção e educação, onde os participantes são encorajados a ter boas ideias, a validá-las e a construir o seu modelo de negocio, com o apoio de mentores com experiência em diversas áreas.

O objectivo é promover o empreendedorismo local proporcionando durante um fim-de-semana,  um ambiente favorável a criação de novos negócios.
O evento tem início no dia 25 de Julho, sexta-feira pelas 18h30, com a apresentação de ideias gerais. Estas serão desenvolvidas durante o fim-de-semana criando um protótipo, que no domingo a noite será apresentado para um painel de jurados que escolherão as ideias mais inovadores e viáveis.
Trata-se de uma ocasião ideal para quem procura comentários sobre uma ideia, um co-fundador, aprender novos conhecimentos e habilidades, ou apenas uma equipa para ajudar a executar o projeto. Acreditamos que o Startup Weekend Praia é um movimento que contribuirá para o desenvolvimento da economia nacional, e fará a diferença inspirando milhares de jovens a seguirem os seus sonhos.


Momento do Empreendedor: Como elaborar um bom plano financeiro

No âmbito da atribuição dos primeiros créditos da Bacia Hidrográfica/BADEA aos clientes da AMUSA na Ribeira Grande, Santo Antão, foi ministrado um mini curso aos mesmos, cujo tema foi “Como elaborar um bom plano financeiro”, com o intuito de mostra-los como é que se devem organizar os seus negócios no seu dia-dia em termos financeiros e organização.

 

 

 



Lançamento dos Termos de Referência: Campanha da CPLP "Juntos contra a Fome"

Esta semana foram lançados os Termos de Referência das Iniciativas relacionadas com a da Campanha da CPLP: Juntos Contra a Fome! A iniciativa teve lugar durante a cerimónia de apresentação do Plano de Acção Nacional de Timor – Leste, sob o Desafio Fome Zero das Nações Unidas, com a presença do DG FAO, Conselheira Especial do Secretário-geral da ONU, Ministros da Agricultura e Saúde de Timor-Leste e Secretário Executivo da CPLP.

Nota:
·         Apresentação de candidaturas: 15 de Setembro
·         Valor dos projectos: até 35.000€
·    As iniciativas e os projectos propostos devem encontrar-se alinhados com uma das três áreas de intervenção da Campanha*, visando a consagração do direito humano à alimentação adequada, junto das populações mais vulneráveis dos Estados membros da CPLP.


*Territórios Livres da Fome
As iniciativas e projetos que concorrem para o lote de atividades “Territórios Livres da Fome” devem promover: i) o reforço da capacidade e participação social para a governança da Segurança Alimentar em linha com o princípio da subsidiariedade vigente no eixo 1 da ESAN numa ótica do “aprender fazendo”; ii) contribuir para a resolução de problemas específicos das comunidades locais.

*Agricultores Sem Fome
As iniciativas e projetos que concorrem para o lote de atividades “Agricultores Sem Fome” devem visar o apoio à produção sustentável, processamento e comercialização inclusiva de alimentos pelos agricultores familiares.

*Crianças com Futuro
As iniciativas e projetos que concorrem para o lote de atividades ”Crianças com Futuro” devem contribuir para a resolução de situações de subnutrição e fome de mães e crianças/jovens até 12 anos e ações de educação alimentar e nutricional. 


TDR e Anexos encontram -se disponíveis na página web da ADEI.

23 julho 2014

ADEI promove acção de capacitação na ilha do Maio

A ADEI promove de 21 a 26 de Julho uma acção de capacitação em elaboração de planos de negócio e orientação empresarial destinada aos consultores da ilha do Maio. Esta acção de formação é destinada aos consultores locais que ficarão assim aptos para prestarem assistência técnica a promotores e empresas locais, no âmbito dos programas de desenvolvimento empresarial da ADEI.
A formação é ministrada pelo consultor Nelson Évora e conta com a participação de 13 formandos. Para além da componente teórica, a formação tem uma componente prática, em que os formandos vão ter contacto directo com 12 promotores cujos projectos serão depois elaborados e seguidos pelos próprios formandos.

ADEI participa na missão de empresários em Angola

A ADEI participa na missão empresarial promovida pela CCISS, em Angola, no âmbito da 31ª. Edição da FILDA – Feira Internacional de Luanda, de 22 a 27 de Julho em Luanda, sob o lema "Os Desafios da Atracção de Investimento: Estratégia, Legislação, Instituições, Infra-Estruturas e Recursos Humanos".

Durante a feira será organizado o fórum "Como Investir em Cabo Verde'' , organizado em coordenação com a Associação Industrial de Angola e a Associação Industrial de Viana, no qual serão estabelecidos contactos B2B com empresários angolanos. A ADEI fará uma apresentação das oportunidades de investimento em Cabo Verde a um grupo de investidores angolanos, num ato presidido pelo Sr. Ministro do Turismo, Indústria e Energia.

A FILDA é uma feira multissectorial, e de referência para o mercado Angolano, congregando os mais diversos Sectores de Actividade, numa mostra única do potencial económico Angolano e das propostas internacionais nos vários sectores de investimento.

 



22 julho 2014

Participe na 2ª sessão do Negócio em Dia


A segunda sessão do Negócio em Dia, decorre no próximo dia 24 de Julho, pelas 17:00 pela primeira vez na sua versão online. Sob o tema “Gestão e sucessão nas empresas familiares”, esta sessão será dinamizada pelo consultor Dr. Júlio Martins.

O Negócio em Dia Online vai permitir a participação de todos os empresários e promotores nos eventos interactivos dinamizados por consultores especialistas, em qualquer ilha de Cabo Verde, graças a sala de reunião virtual.  O Negócio em Dia é um programa da ADEI que visa promover sessões de diálogo e partilha entre gestores, empreendedores e especialistas sobre questões críticas de sucesso e crescimento das empresas. 

As inscrições estarão abertas a partir de amanhã, dia 23 de Julho.


Documentos disponíveis na página web da ADEI:



Start Up Weekend Assomada

Assim foi...