29 outubro 2014

Academia MPME: O caso das empresas familiares

O programa Academia MPME visa impulsionar as opções e oportunidades de melhoria de capacidades em todas as áreas e sectores de interesse às MPME, em particular nos sectores estratégicos. Está destinado a empreendedores, MPME e colectividades empresariais que procuram o reforço das suas competências empresariais e de gestão.

Em Novembro na ilha do Sal, São Nicolau e Boavista.


Inscrições e mais informações aqui: http://adei.cv/index.php?option=com_inscricao&task=inscrever




28 outubro 2014

Negócio em Dia



Como ganhar clientes ao Concorrente" é o tema do próximo Negócio em Dia, que será ministrado pela Dra. Margarida Mascarenhas, Directora do Gabinete de Comunicação e Marketing do BAI.

Participe, dia 30 de Outubro pelas 17:00 na CCISS.


27 outubro 2014

Vem aí a primeira Expo Financiamento


A ADEI, em parceria com a CCISS, CCB/AE e Câmara do Turismo, realiza a primeira Expo Financiamento que irá decorrer no âmbito das Jornadas Técnicas da FIC 2014.

Todas as informações nas páginas web da ADEI e CCISS.

ADEI e NOCM lançam concurso no âmbito da Expomar

A ADEI em parceria com o NOCM -Núcleo Operacional do Cluster do Mar lança o Concurso de Ideias de Negócio Inovadoras na Economia do Mar, no dia 07 de Novembro, âmbito da Expomar. O referido concurso tem por objectivo potencializar o empreendedorismo, o espírito de inovação,  criação de novas empresas e desenvolvimento de novos produtos/serviços na Economia do Mar.


Todas as informações em www.adei.cv 


24 outubro 2014

Aproveite a Internet para Alcançar o seu Público-alvo

A indústria da Internet começa a influenciar a forma como as empresas fazem negócios em Cabo Verde. Os fatores que mais influenciam o crescimento do número de usuários na Internet são: a redução significativa dos custos de acesso a equipamentos de informática, o acesso grátis à Internet e a economia relativamente estável.


É importante destacar o forte crescimento da base de usuários de Internet no país que, a uma taxa média anual de 38%, deverá atingir os 300 mil no final de 2014. 
Fazer marketing nos dias de hoje se tornou uma tarefa ainda mais desafiadora do que já era nos tempos antes da internet, dos smartphones, Google, Facebook, blogs, etc... O que deve fazer vai depender do seu negócio, mas existem algumas coisas que podem ser aplicadas pela maioria das empresas:

1)  Tenha um bom site. Um bom site não significa um site complexo, pelo contrário, faça um site simples que vá directo ao assunto. Em alguns casos a melhor opção é este ter apenas uma página. Comece por ela e depois, se necessário, crie outras páginas adjuntas.

2)  Faça com que seja fácil, para os seus clientes, encontrarem-lhe no Google e outras ferramentas de busca. Para ter uma boa cobertura e aparecer em posições de destaque nas buscas deve combinar a busca gratuita com os links patrocinados.

3)  Registe o e-mail de seus clientes para que os possa enviar informações e novidades sobre a sua empresa.

4)  Vale a pena criar uma página no Facebook, mas reserve algum tempo para se dedicar a ela. É um óptimo lugar para se relacionar com os seus clientes. Além disso, pode estimular a publicidade boca-a-boca de pessoas que gostam da sua empresa e dos seus produtos.

5)  Meça os seus resultados e entenda como pode melhorar o seu site e os seus esforços de comunicação. Utilize ferramentas de análise como o Google Analytics que é gratuito.

Existem diversas outras plataformas como o Linkedin, o Twitter, blogs entre outras que pode utilizar. 

23 outubro 2014

Como Melhorar o seu Produto

Use a pesquisa de mercado quando o seu produto ou serviço já está no mercado. Porque no mercado não é necessariamente o mais forte que sobrevive, mas aquele que consegue adaptar-se mais rapidamente, ou seja, com inteligência e inovação pode concorrer com empresas muito maiores.


Recomendamos que:
Faça essa pesquisa apenas junto dos seus actuais clientes, estes devem preencher os seguintes requisitos:
- Terem experimentado a funcionalidade principal do seu produto ou serviço;
- Utilizado o seu produto o mais do que 1 vez;
- Usado o seu produto recentemente.


Descubra se o que vende é útil: O meio mais fácil de descobrir se há utilidade no que vende é perguntando como as pessoas se sentiriam se seu produto deixasse de existir.

22 outubro 2014

CVMóvel premeia ideias inovadoras com apoio da ADEI


A CVMóvel apresentou hoje de manhã, perante uma plateia composta por jovens universitários da Uni-Piaget, o Concurso Inovação destinado aos estudantes de ensino superior e às pequenas e médias empresas do país.

Este concurso, lançado com o apoio da ADEI, trará fortes contributos ao nível da inovação nas Micro, Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente no que diz respeito a serviços/produtos, processos e outras componentes de inovação, através do estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, adaptados às características do tecido empresarial nacional.




  

Minuto do Empresário: Faça marketing low cost

Mesmo que não tenham uma equipa especializada em marketing, é possível definir estratégias para fortalecer o negócio sem gastar muito dinheiro. O segredo é fazer passar a mensagem certa, às pessoas certas, no momento certo. Conheça algumas dicas de marketing ‘low cost’.


21 outubro 2014

ADEI e Institições Parceiras lançam concurso Empreender Agora Porto Novo


A ADEI e a Câmara Municipal do Porto Novo, em parceria com o Centro de Juventude do Porto Novo e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão, no âmbito das suas políticas de promoção do empreendedorismo, renovação, inovação e competitividade do sector privado e inclusão socioeconomica dos jovens  realizam o primeiro Concurso de Ideias “Empreender Agora Porto Novodestinado a potencializar o empreendedorismo e o espirito de inovação, premiando e valorizando jovens empreendedores, com  ideias inovadoras e elevado potencial de desenvolvimento.


Conheça o regulamento e demais informações na página web da ADEI.


Formação de Consultores em São Nicolau

A ADEI realiza Formação de Consultores, enquadrada no programa Academia MPME, na ilha de São Nicolau, de 27 a 31 do corrente mês, com o objectivo de capacitar os consultores, gestores públicos e de ONG´s locais para melhor assistência técnica e seguimento dos projectos de investimento locais.





Utilize estes métodos para avaliar o desempenho do seu pessoal

Um sistema de avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes da gestão de recursos humanos. Com ele, pode:
  • ·         Reconhecer o desempenho individual dos empregados;
  • ·         Dar a conhecer a sua opinião sobre o desempenho de cada colaborador;
  • ·         Tomar decisões sobre a política de remunerações e incentivos;
  • ·         Identificar as deficiências no desempenho e tentar corrigi-las.

 Áudio - https://soundcloud.com/adei-inovar/dikas-pa-avalia-disenpenhu-di-pisoal

O sistema de avaliação de desempenho pode ser feito internamente, pelo departamento de recursos humanos, ou ser subcontratado a uma empresa especializada na gestão de recursos humanos. Os métodos de avaliação de desempenho mais utilizados são:

Avaliação pelo superior hierárquico: É o método mais comum. De acordo com o desempenho individual e com a contribuição para o cumprimento dos objectivos da equipa e da empresa, o superior hierárquico directo avalia cada um dos seus subordinados. No final, reúne com cada um deles, comenta a sua avaliação, revela os principais pontos fortes e fracos dos subordinados e, normalmente, são discutidos em conjunto os principais pontos a melhorar.

Auto-avaliação: Todos os avaliados farão a avaliação da sua própria performance, num questionário igual ao utilizado no método de avaliação anterior. No final, cada superior hierárquico analisa as respostas, faz a sua própria avaliação, contrapondo-a com a feita pelos avaliados e reúne com cada um deles para discutirem os resultados.

Avaliação a 360º: É um método de avaliação mais sofisticado. Todos os empregados são simultaneamente avaliadores e avaliados, mas num regime de anonimato, em que não há interacção entre eles. Normalmente, é o departamento de recursos humanos ou uma equipa de especialistas subcontratada, que analisa as respostas e faz um relatório final. As respostas são normalmente comunicadas a cada um dos avaliados por parte do departamento de recursos humanos ou da equipa subcontratada, não havendo interacção entre os avaliados e os avaliadores.

20 outubro 2014

ADEI e MESCI lançam a 3ª Edição do Concurso do Start Up Universitário

 


Microcrédito, pode ser a solução

O microcrédito tem como objectivo apoiar o empreendedorismo e a criação do próprio emprego, através de empréstimos a pessoas que não conseguem obter outro tipo de crédito junto das instituições, por força da sua reduzida capacidade de endividamento. 

Áudio - https://soundcloud.com/adei-inovar/micro-credito-pode-ser-soluson-pa-bo-enpresa

17 outubro 2014

Vem aí muitas novidades

A agenda da ADEI para o próximo mês de Novembro já está recheada.  Confira:


·         03 a 07 - Oficina do Empreendedorismo Ribeira Grande, Santo Antão
·         10 a 14 – Academia MPME em Boavista: Gestão de MPME’s- O caso das empresas familiares
·         10 a 14 – Academia MPME em Santa Maria: Gestão de MPME’s- O caso das empresas familiares
·         17 a 21 – Academia MPME em São Nicolau: Gestão de MPME’s- O caso das empresas familiares
·         19 a 23 - FIC Praia
·         17 a 23 –Semana Global do Empreendedorismo
·         14 a 16 – Start Up Weekend Praia
·         21 a 23 –Start Up Weekend Mindelo
·         24 a 28 –Oficina do Empreendedorismo Praia
·         Fonartes 
·         Expomar

·         Entre outros…

 

 




Minuto do Empresário: Como substituir um empregado

Logo na primeira conversa tente saber e compreender as razões que levam a pessoa a ir-se embora. Perca tempo a falar com o empregado, pois da parte de quem sai da empresa é comum haver uma visão clara dos pontos fortes e fracos da organização. Como o colaborador já tem em mente ir-se embora, possui uma ideia descomprometida da empresa, que transmitirá mais facilmente.


16 outubro 2014

A ADEI realiza Formação de Consultores na ilha de São Nicolau



Para mais informações contactar:
Gabinete do Empreendedor em São Nicolau | Tel: 2352555

Minuto do Empresário: Mantenha seus clientes

Ganhar a fidelidade de um cliente pode levar anos, mas basta um minuto para deitar tudo a perder. A tarefa é difícil e por vezes até frustrante, mas manter as expectativas dentro dos limites da realidade é a forma mais eficaz de assegurar a sua actual carteira de clientes e de conquistar novos negócios.


Damos-lhe algumas dicas para evitar que os seus clientes o troquem pela concorrência:

1) Mais do que um vendedor, procure ser um parceiro de negócio;
2) Se o cliente “aprender” tudo o que envolve e condiciona o seu serviço, ficará mais ciente dos riscos. Por isso, é crucial fornecer uma perspectiva realista e evitar um discurso cheio de promessas;
3) Aposte num elo de confiança que ultrapasse o simples relacionamento entre o cliente e o vendedor;
4) Observar e ouvir são duas palavras-chave e a melhor forma de perceber qual o tipo de cliente que tem pela frente, para que possa adaptar as suas ofertas às necessidades dele;
5) Deixe bem claro desde o início qual o seu nível de disponibilidade (horas em que atende o telefone, número de reuniões por semana, etc.) e, a partir daí, procure nunca falhar dentro das fronteiras estabelecidas.
6) Mantenha o seu cliente actualizado sobre os prazos e discuta com ele a estratégia e os objectivos do negócio. Se possível apresente-lhe uma folha de trabalho onde todos estes elementos estejam esquematizados;
7) Existem cursos de formação em técnicas de vendas que fornecem ferramentas importantes na gestão do relacionamento com o cliente;
8) Mantenha uma agenda com o seu cliente onde anota os compromissos estabelecidos entre os dois (entregas, pagamentos, balanços, reuniões);
9) Fale sem reservas sobre o orçamento, é a melhor forma de iniciar o projecto em causa de forma realista tal como as etapas que se seguirão;

10) Assuma a resolução dos problemas directamente e seja tão rápido a comunicar as boas como as más notícias.

15 outubro 2014

Projetos apoiados pelos Programas de Desenvolvimento Empresarial da ADEI ganham prémios do Agronegócio de Cabo Verde

Foi com grande satisfação que recebemos a notícia no passado dia 10 de Outubro que os vencedores das três categorias são projectos apoiados/orientados pela ADEI.

Projecto Inovador no Sector do Agronegócio: Centro Agro-Ecológico de Madeiral – um projecto que tem como foco a modernização da agricultura familiar na ilha de São Vicente.

Jovem Agricultor: Irmãos Semedo, produção e comercialização de produtos agro-pecuários na localidade de Pico Leão, ilha de Santiago.

Mulher Empreendedora: Sodoce, dinamização de uma estrutura empresarial na transformação de frutas em doces, ilha de Santiago.

A ADEI apoiou os promotores dos projectos no âmbito da elaboração do Plano de Negócios, Plano de Marketing e assistência técnica internacional (Entrepeuner en Afrique), acesso a crédito e orientação continua na implementação do negócio, pelo que aproveitamos para felicitar os promotores cuja garra e motivação na implementação dos projetos, culminou com o presente prémio e seguramente um futuro risonho para as empresas e respetivos promotores.
O Concurso do Agronegócio de Cabo Verde, foi criado no início deste ano pelo Ministério do Desenvolvimento Rural, com o intuito de estimular, promover e reforçar as iniciativas privadas inovadoras, e também estreitar parcerias público-privadas nos investimentos que contribuem para o desenvolvimento da produção agro-pecuária e do agronegócio. 

O concurso tem 3 categorias de premiação, sendo elas: Projecto Inovador no Sector do Agro-negócio, Jovem Agricultor e Mulher Empreendedora.



Erros capitais dos vendedores

As empresas têm apostado cada vez mais em formar os seus vendedores dando-lhes ferramentas que os ajudam manter os actuais clientes e captar novos. Aqui dizemos-lhe o que nunca deve fazer quando o objectivo é fechar uma venda.

14 outubro 2014

Parceiros lançam 3ª Edição do Concurso Start Up Universitário

No cumprimento da sua missão de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo em Cabo Verde, a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), em parceria com o MESCI - Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, concebeu o Concurso de Ideias e Planos de negócio, Start-Up Universitário, que pretende concretizar o empreendedorismo enquanto opção prática e viável no sistema de formação superior. Neste sentido as instituições parceiras, lançam a 3ª Edição do Concurso do Start Up Universitário, numa Conferência de Imprensa, no dia 20 de Outubro de 2014 pelas 15:00h, nas instalações da ADEI -  Plateau.


O desenvolvimento e a consolidação do Sistema de Ensino Superior Cabo-verdiano passam necessariamente pela promoção de uma cultura de empreendedorismo no seio das comunidades académicas, de forma a aumentar o nível de empregabilidade dos formados. O Concurso «Start-Up Universitário!», visa avaliar e premiar ideias e planos de negócios, e constitui uma importante ferramenta de apoio ao empreendedorismo com vista à criação de um sector privado forte e gerador de emprego qualificado. Tem como público-alvo os universitários que se encontram no último ano de licenciatura bem como os recém-licenciados (1 ano).


Negócio em Dia - Um evento a não perder!

O Negócio em Dia é uma iniciativa da ADEI e da CCISS que tem como objectivo promover sessões de diálogo e partilha de conhecimento entre empresários e especialistas em diferentes áreas de gestão. Os temas discutidos incidem sobre as questões levantadas no dia-a-dia do empresário sempre numa perspectiva de capacitação e assistência técnica.
Numa dinâmica que pretende ser inovadora, o Negócio em Dia tem a duração de uma hora, sem intenção de esgotar o tema em pauta, mas provocando um intercâmbio produtivo.  
Para participar de forma gratuita no evento, os interessados deverão fazer as inscrições na CCISS – Câmara de Comércio, Industria e Serviços de Sotavento.






Minuto do Empresário: Veja a sua empresa crescer investindo no pessoal

Áudio

Para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de uma empresa, não basta que os proprietários e gestores unam esforços. É necessário o empenho total de todos os empregados. A energia deve ser orientada para a resolução dos problemas e não apenas para os indicar ou encontrar bodes expiatórios.

A boa liderança é uma condição necessária para fazer com que as pessoas dêem o melhor de si mesmas, mas raramente é suficiente. O pessoal de uma empresa funciona melhor se se aplicarem princípios do trabalho em equipa. O sucesso de uma organização deriva do colectivo "vestir a camisola", de haver uma cultura de employeeship, um conceito desenvolvido por Claus Møller.


Os especialistas enfatizam, cada vez mais, a necessidade de reconhecer que as pessoas representam o bem mais importante de uma empresa e que os funcionários têm um melhor desempenho quando dispõem de mais poder para agir. 

13 outubro 2014

Financie a sua tesouraria


Estes financiamentos destinam-se, normalmente, a ajudar a empresa a suportar o atraso no recebimento de facturas emitidas em nome dos seus clientes. O reembolso deste tipo de crédito ocorre normalmente quando a empresa recebe dos seus clientes.

As instituições de crédito disponibilizam, normalmente, os seguintes produtos de financiamento à tesouraria:

conta corrente caucionada: crédito de curto prazo com um limite máximo de utilização disponível a partir da conta de depósito à ordem, facilidade de descoberto: facilidade de utilização de crédito, associada a uma conta de depósito à ordem, em que, para além do saldo dessa conta, se permite a sua movimentação até um limite de crédito previamente estabelecido, livrança: compromisso de pagamento de uma certa quantia, em dadas condições de tempo e lugar, dado por uma determinada pessoa, subscritor, a outra, o beneficiário,

empréstimo de curto prazo: contracto de crédito reembolsável até um ano, cujo montante é inicialmente transferido para a conta de depósito à ordem,

cartão de crédito para empresas: modalidade de pagamento similar ao cartão de débito mas que tem subjacente o recurso ao crédito e o pagamento de juros;


Vantagens do financiamento à tesouraria
As instituições de crédito tendem a conceder estas modalidades de financiamento com maior facilidade. Existe uma ampla variedade de produtos de financiamento à tesouraria. Alguns dos produtos de crédito não exigem a prestação de avales ou outras garantias.

Desvantagens do financiamento à tesouraria

O custo total deste tipo de crédito, avaliado pela respectiva taxa anual de encargos (TAE), é normalmente superior ao do crédito de longo prazo. O reembolso dos empréstimos tem de ser feito em prazo inferior a um ano. Os contratos, na sua maioria, são renovados regularmente, podendo as instituições financeiras optarem pela não renovação, no final de cada período.

09 outubro 2014

Abra a sua Primeira Empresa

Confira 7 pontos que merecem a atenção dos novos empreendedores antes de abrirem o seu primeiro negócio. 


08 outubro 2014

Santo Antão acolhe mais uma OE

A OE – Oficina do Empreendedorismo de Cabo Verde é um projecto desenhado no âmbito do acordo de cooperação entre o SEBRAE, a ADEI, com o objectivo de promover acções integradas de fomento ao empreendedorismo, capacitação, financiamento e acompanhamento empresarial, com foco na competitividade e desenvolvimento sustentável dos Micro e Pequenos Negócios.



Empreendedores e potenciais empreendedores da ilha de Santo Antão, preparem-se que a 21ª OE acontecerá ainda este mês em Porto Novo.


ADEI e BIT realizam formações no âmbito da Academia MPME

A ADEI e o Bureau Internacional do Trabalho organizam duas acções de Formação de Formadores GERME (metodologia de formação em gestão destinada às micro e pequenas empresas), na Praia e em Mindelo, de modo a facilitar a participação dos consultores / formadores de todas as ilhas de Cabo Verde.


Todas as informações no site da ADEI.


Venda a sua imagem

Não se deixe iludir. Por melhores que sejam as suas capacidades de gestão, se não souber fazer passar uma boa imagem de si poderá estar a prejudicar a sua carreira profissional. A boa notícia é que, mais do que um dom ou um talento natural, a sua imagem profissional pode ser construída à sua medida, através do marketing pessoal. Conheça as dicas para projectar a melhor imagem. 

07 outubro 2014

Fique a par das novidades

A ADEI participou na Comemoração do Dia Mundial do Turismo em São Nicolau.


 

 



Visita da Sra. Ministra das Comunidades à ilha de Santo Antão com o objectivo de entregar as placas relacionadas com iniciativas empresariais de emigrantes regressados a Cabo Verde.





 Apresentação do Projecto “Balói d`horta”, um cabaz de hortofrutículas, composto por produtos da terra da ilha de Santo Antão. Visa a valorização da qualidade dos produtos locais, e a da sua importância para o desenvolvimento económico e sustentável da ilha de Santo Antão.


Características dos empresários inovadores

Os inovadores estão sempre à frente do seu tempo e exibem um conjunto de características muito
próprias, que lhes permitem manter-se na vanguarda. Mas afinal o que define os empresários inovadores?



Conheça as 13 características-chave para vingar no mundo da inovação.