24 agosto 2015

Artigo de Opinião: Uso da Tecnologia de Informação no Sector do Agronegócio no Interior de Santiago

O uso das TIC tem servido de grande motor de competitividade e modernização em varias áreas de actuação da actividade económica, reforçando a actuação como finanças, e organização de grandes cadeias de produção, facilitando e permitindo uma melhor organização das informações globais para melhor tomada de decisão em qualquer sector do desenvolvimento empresarial. Considerando os investimentos realizados pelo governo de Cabo Verde, nas infra-estruturas de captação de água, instalação de equipamentos modernos de irrigação, introdução de raças melhoradas no interior de Santiago, permitiu a expansão das explorações do sector agro-pecuário, e consequentemente resultou numa maior oferta dos produtos no mercado, criando novas oportunidade de negócio e agregação de valor nos produtos, potencializando o sector do agronegócio, tornando-o mais competitivo e eficaz. 

Contudo, é pertinente realçar a importância da introdução das tecnologias de informação neste processo de transformação da actividade de produção tradicional em actividade empresarial, baseada numa economia sustentada em criação de valor, com base na informação e gestão do conhecimento. O empresário rural para conseguir o sucesso neste novo ambiente, deve paulatinamente ajustar-se a esta nova e eminente realidade, colectar, armazenar, analisar, utilizar e disseminar as informações relevantes à sua gestão, permitindo uma melhor adequação ao mercado.

No interior de santiago, ainda existe uma fraca cultura de registo das informações pelos produtores, bem como a utilização de tecnologias de informação nas suas actividades. Contudo, este trabalho deve ser feito em conjunto com as instituições que atuam no sector privado e no sector do agro-negócio em partícula, viabilizando a recolha de resultados satisfatórios de desempenho da actividade, a médio e longo prazo. 

A ADEI tem apostado fortemente na criação de mecanismos de apoio a empreendedores e empresários através da criação de Incubadoras do Agronegócio no Interior de Santiago e Santo Antão, de modo a tornar a assessoria técnica mais próxima do público-alvo, bem como através do Programa de Desenvolvimento Empresarial “ INOVAR”, que tem como objectivo dinamizar a inovação nas micro, pequenas e médias empresas, nomeadamente ao nível de produtos, processos e tecnologias, de forma a fomentar a melhoria da competitividade empresarial no país e maior contribuição deste sector na criação de riqueza e geração de empregos.


Jamira Duarte | Técnica do Gabinete Empreendedor de Santiago Norte

A fase de consolidação é importantíssima. Tome notas sobre:

·         Desenvolvimento e expansão
·         Suspensão/Cessação
·         Financiamento
·         Capacitação de RH


http://www.pme.cv/index.php/pt/2013-09-14-22-56-53

14 agosto 2015

Acontece hoje o Workshop sobre o Plano de Negócios da Incubadora de Tecnologia de Informação e Comunicação

No âmbito do processo de implementação da Rede Nacional de Incubadora (RENI), encontra-se em curso o processo de instalação da Incubadora de Tecnologia de Informação e Comunicação com particular relevância para as questões de natureza logística, organizacionais e de planificação do programa de incubação.

Após análise dos planos das Incubadoras de Agronegócio (Santiago e Santo Antão), Turismo (Sal e Boavista) e Mista (São Vicente), decorre hoje, dia 14 de Agosto, pelas 08:30, nas instalações da EHTCV, a análise do Plano de Negócio da Incubadora TIC (Santiago) com parceiros.

As entidades parceiras convidadas analisarão o Plano de Negócio, com vista à recolha de subsídios para a melhoria do documento que servirá de orientação para a gestão e crescimento da Incubadora, visando o cumprimento da sua missão de promoção do empreendedorismo e da inovação.


13 agosto 2015

Conheça a Rota de Aldeias Rurais de Santo Antão

O Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, no âmbito das suas políticas de diversificação e qualificação do produto turístico nacional, e visando transformar todas as ilhas em destinos turísticos, fazendo jus ao slogan “um país, dez destinos”, decidiu promover o desenvolvimento do empreendedorismo nas áreas rurais e a inclusão de iniciativas empresariais locais na cadeia de valor do turismo na ilha de Santo Antão. Neste contexto, desenvolveu o projecto de um produto turístico denominado “ROTA DE ALDEIAS RURAIS DE SANTO ANTÃO” que visa estruturar/qualificar e aglomerar um conjunto de iniciativas empresariais localizadas nas áreas rurais dos três concelhos da ilha de Santo Antão.

Os benefícios deste produto turístico são de diversas ordens, nomeadamente a nível de geração de oportunidades de emprego, melhoria dos rendimentos dos proprietários/ operadores rurais, empoderamento das mulheres, valorização da ruralidade e do contacto harmonioso com a natureza. O objectivo primordial é o efectivo envolvimento das comunidades rurais de Santo Antão na cadeia de valor do turismo, promovendo a iniciativa empresarial endógena e a preservação/recuperação do património histórico-cultural no espaço rural.

O lançamento oficial do projecto e abertura das candidaturas decorreu hoje, dia 13 de Agosto, no Centro Agrícola Afonso Martinho, em Ribeira Grande, Santo Antão.


Ficha do projecto e regulamento disponíveis aqui

12 agosto 2015

Empresa apoiada pela ADEI recebe certificado de Excelência 2015

A empresa “PIPIS BAR CAFÉ RESTAURANTE”, apoiada pela ADEI, é uma sociedade por quotas que vende bebidas, fornece serviços de restauração e catering. Recebeu o certificado de Excelência 2015 no maior site de viagens do mundo-TripAdvisor, com mais de 200 milhões de avaliações dos viajantes. Os principais clientes são turistas e visitantes da ilha do Fogo.


Conheça mais um pouco em:

Página Web - http://www.pipis-bar.com    



  

07 agosto 2015

REMPE – Sessões de informação e sensibilização

No âmbito do Programa Estratégia de Promoção de Emprego, a ADEI foi convidada pela MORABI, que em parceria com a PAENCE/CV, Ministério da Juventude, Cooperação Luxemburguesa, OIT e PNUD realizou um conjunto de sessões de informação e sensibilização sobre o Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas de modo a  contribuir para que as micro e pequenas empresas activas na economia informal adquiram conhecimento da Lei, nos aspectos práticos e operacionais.

As sessões foram ainda extensivas aos empreendedores que pretendem operacionalizar as suas ideias de negócio, abrangendo um público-alvo diversificado, nomeadamente artesões, carpinteiros, participantes do concurso empreendedorismo feminino, entre outros. Foram realizadas quatro sessões, sendo a primeira direccionada exclusivamente ao staff da MORABI, sendo as restantes realizadas no CNAD-Centro Nacional de Artesanato e Design e na Assembleia Municipal. As questões fundamentais prenderam-se aos objectivos do regime, aos benefícios e ainda sobre a operacionalidade do mesmo.