26 junho 2013

Já existe a Linha de Financiamento Desenvolvimento do Negócio

No âmbito da implementação das suas políticas de promoção do emprego, empreendedorismo e auto-emprego e através do Projecto CVE 071 financiado pela Cooperação Luxemburguesa, a ADEI e o IEFP, lançaram no dia 26, uma Linha de Financiamento Desenvolvimento do Negócio em parceria com o Novo Banco. O acto foi co-presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos e pelo Ministro do Turismo, Indústria e Energia e contou com a presença do representante da Embaixada de Luxemburgo em Cabo Verde.



 

25 junho 2013

Breves informações

 ADEI e IEFP-CV lançam amanhã, dia 26 de Junho, a Linha de Financiamento e Desenvolvimento de Plano do Negócio.


Gabinete do Empreendedor na Boavista já é realidade. A ADEI inaugura o Gabinete do Empreendedor na ilha da Boavista e assina um protocolo com a Câmara Municipal dessa ilha, no dia 27 de Junho.


Fique atento, mais informações imagens  brevemente.

18 junho 2013

BIC assina hoje protocolo com Casa do Cidadão.




Workshop REMPE

Decorre amanhã, dia 19 de Junho, um workshop de Socialização do Projectos de Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas -REMPE, nas instalações da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento.

As actividades ligadas ao comércio, aos serviços, e as industriais têm uma importância relevante como factor de criação de riqueza e de redução do desemprego, resultando num assinalável contributo para o desenvolvimento da economia nacional. Uma percentagem muito significativa de tais actividades é assegurada por Micro e Pequenas Empresa, de pequena dimensão, das quais uma esmagadora maioria são informais.

Essas Empresas representam um volume significativo de emprego e, com isso, contribuem para a redução da pobreza, impõe-se a adopção de medidas de tratamento específico ajustadas à sua dimensão e estrutura económica e financeira no quadro de uma estratégia de sua consolidação e desenvolvimento. Tal estratégia passa por um amplo programa de simplificação de práticas administrativas, de redução de custos de entrada e de funcionamento, concomitante com políticas públicas de incentivos e programas especiais de desenvolvimento.


O Projecto de Regime Especial para as Micro e Pequenas Empresas afigura-se como uma grande oportunidade para densificação empresarial, geração de novos empregos, redução da informalidade, incentivos a economia, simplificação dos vários sistemas, designadamente fiscal, laboral e de previdência social. 

Apresentação Pública Start Up Universitário em Mindelo



13 junho 2013

2ª Edição do Concurso Start Up Universitário.

Brevemente teremos a 2ª Edição do Concurso Start Up Universitário.
Participe na apresentação pública no dia 19 e fique a par de todas as informações.



Missão empresarial às ilhas do Sal e Boavista

 Fique atento e participe!


07 junho 2013

Participe no Speed Networking 2013

A ADEI promove a IIªEdição do Speednetworking entre empresários locais e internacionais. Neste sentido, temos o prazer de o convidar a participar no Speed Networking que se realizará no hangar da FIC, no último dia FICH, dia 09 de Junho, das 16h00 as 17h30.

O Speed Networking nasceu nos Estados Unidos com o objectivo de facilitar o estabelecimento de redes de contacto profissionais. Este conceito veio colmatar a ineficácia dos tradicionais eventos de networking que assentavam em dinâmicas de interacção pouco eficazes.

Ao participar nesse evento, encontrará um ambiente informal e pró-activo que lhe permitirá:
  • Trocar ideias, partilhar informações e experiências
  • Desenvolver uma forte rede de contactos profissionais
  • Dar e receber referências
  • Estabelecer novas parcerias e alianças estratégicas
  • Promover o seu negócio e/ou actividade profissional
  • Descobrir novos clientes e fornecedores

PARTICIPE! Faça já a sua inscrição! Inscrições Limitadas.
carla@mornami.cv  - T. + 238 916 09 76


Estudantes da Universidade de Bordéus conhece Concurso

A ADEI recebeu hoje, dia 07 de Junho, a visita de um grupo de estudantes franceses da Universidade de Bordéus, que puderam conhecer de perto o Projecto Empreendedorismo Feminino.
Para além da presença do Gestor da Incubadora de Empresas - BIC e do Formador Nelson Évora que apresentaram o projecto e metodologia de formação aplicada, estiveram presentes algumas das participantes que no final deram seu testemunho.


 

05 junho 2013

Concurso Empreendedorismo Feminino em fase final

Decorreu ontem, dia 04 de Junho, a Apresentação e Defesa dos projectos de negócio das participantes do Concurso Empreendedorismo Feminino, na sala Multimédia da ADEI. Cada participante teve 10 minutos para apresentar e defender o seu projecto aos membros do júri (representantes da ADEI, AJEC, Embaixada da França em Cabo Verde e Gestor da Incubadora de Empresas-BIC).

Foram defendidas um total de 12 projectos em diferentes áreas: Artesanato, Babysitting, Design e Corte, Boutique de cosméticos naturais, Lanchonete, Oficina Mecânica, Produção de Bolos e Pães, Agro-pecuária, Bar/Esplanada, Loja de Peixe e Verdura, Produção e distribuição de verduras, Salão Cabeleireiro, entre outros.

Segundo as participantes a formação foi excelente e correspondeu às expectativas, sendo a linguagem clara e precisa. A maioria salientou o contributo da formação em capacitá-las com ferramentas de contabilidade, pesquisas de mercado, planeamento e gestão de um negócio.

No final das apresentações, os membros do júri reconheceram o mérito das doze finalistas fazendo algumas considerações e realçando pontos como: 

  •     Orgulho do percurso feito até o momento
  •     Procura de formações/ experiências e incentivos para o próprio negócio
  •     Procura de informações relativamente à abertura legal de comércio a partir de casa
  •    Capacidade de associação relativamente a projectos da mesma área
A apresentação final das duas vencedoras será divulgada em uma sessão pública com data a anunciar.

Saiba mais sobre a fusão da ARFA e ANSA

A Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares, ARFA, e a Agência Nacional de Segurança Alimentar, ANSA, fundiram-se numa única instituição.
A nova agência manteve o nome de ARFA e absorve, para além do corpo técnico, todas as atribuições, competências, direitos e obrigações da ANSA. Esta fusão faz parte do pacto de 100 medidas urgentes de modernização e simplificação dos procedimentos da administração pública e melhoria do ambiente de negócios. Visa assim, o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, mantendo qualidade na acção.

A fusão entre as duas agências foi publicada no último boletim oficial do mês de Maio. Faça o download no nosso site -www.adei.cv 

04 junho 2013

Participantes do Concurso Empreendedorismo Feminino apresentam projectos

Está a decorrer na Sala Multimédia da ADEI, a Apresentação e Defesa dos projectos de negócio das participantes do Concurso Empreendedorismo Feminino.

Mais informações em breve.