Dia
dos Namorados, Carnaval, Dia da Mulher, Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia da Criança.
São muitas e muito variadas as datas festivas que se comemoram ao longo de todo
o ano e nas quais ainda existe uma forte tradição de oferecer presentes a quem
mais amamos. E se para os consumidores a compra de uma lembrança é a melhor
forma de expressar os seus sentimentos, para as lojas e empresas, em geral, os
dias especiais de comemoração surgem como uma oportunidade de aumentar as
vendas e gerar lucros extra. Se tem um estabelecimento comercial não deixe, por
isso, escapar estes eventos sazonais e saiba como aproveitar ao máximo as datas
festivas em benefício do seu negócio. Para pôr em prática ao longo de todo o
ano de 2014, siga as seguintes dicas.
1. Transforme a montra no
cartão-de-visita da sua loja: Na loja é importante que a
decoração reflicta o tema do dia a comemorar. Mas atenção, não exagere, sob
pena de afastar os clientes que preferem opções mais discretas. Tenha uma oferta
variada e invista algum tempo na decoração da montra, já que é esse o principal
factor que determinará se o cliente entra ou não na loja.
2. Forme alianças com outras lojas: Em
vez de tentarem “roubar” clientes umas às outras, as lojas vizinhas podem
lucrar mais se oferecerem promoções e prémios no caso de os clientes efectuarem
compras de determinado valor nos estabelecimentos abrangidos pela parceria. Por
exemplo: uma perfumaria e uma florista podem unir-se e dar descontos caso os
clientes optem por um ‘pack’ conjunto com produtos das duas lojas, e ainda
oferecer brindes aos mais gastadores.
3. Divulgue as promoções nas redes
sociais: Se a sua empresa já marca presença nas redes sociais, uma
estratégia que é hoje praticamente obrigatória para quem quer cativar a atenção
de cada vez mais clientes, aproveite estas datas especiais para comunicar as
suas promoções, pensadas para o público-alvo em questão.
4. Crie uma estratégia de e-mail
marketing para cada data: No início do ano identifique as datas em
que quer apostar. Atempadamente defina a estratégia a pôr em prática em cada
uma delas para aumentar as vendas. Uma forma relativamente simples de o fazer é
enviar e-mails para a sua base de dados de clientes, com lembretes e dicas, a
começar pelo menos uma semana antes da data.
5. Aposte na diferença: Se
todos os seus concorrentes estão a vender um determinado artigo para assinalar
uma data festiva, não caia na tentação de copiar o que eles estão a fazer. Seja
diferente e surpreenda os seus clientes. É essencial destacar-se para ser
notado. Vá mais longe, seja ousado e evite ser previsível. A originalidade na
oferta vai certamente atrair mais consumidores.
6. Fidelize os clientes: Se
um cliente entrar na sua loja para comprar um presente para o Dia dos Namorados,
por exemplo, se for bem atendido e sair satisfeito, muito provavelmente voltará
duas semanas depois, no Dia da Mulher, ou quando for novamente altura de outros
dias festivos. Invista numa imagem positiva da sua loja e da sua empresa. Um
atendimento cuidado e exclusivo garantirá a fidelização dos clientes antigos e
atrairá novos compradores. Ouça os consumidores, faça perguntas sobre os seus
gostos e necessidades, apresente opções personalizadas.
13º
Tema do programa de Rádio “Minuto do Empresário”