As empresas cabo-verdianas de pequeno e médio porte raramente estão
configuradas para conquistar clientes em outros países e pode ser um caminho
árduo até que se consigam os primeiros resultados.
Caminho esse que vale a pena percorrer, devido à dimensão dos mercados que se
pode aceder. No curto prazo, o mercado da diáspora, com cerca de 1 milhão de
potenciais consumidores, pode ser o primeiro passo para, a médio prazo, as
empresas encararem as oportunidades de mercado dos respectivos países de
acolhimento. Os acordos de comércio, como a Lei para o Crescimento e
Oportunidade de África (AGOA) com os EUA, o Sistema Geral de preferências
(SGP+) com a UE, o acordo regional de integração económica dos países da África
Ocidental (a CEDEAO), que compreende cerca de 230 milhões de consumidores nos
15 estados membros, bem como acordos bilaterais, fazem parte de um conjunto de
facilidades que potenciam a competitividade das exportações nacionais.
17º Tema do programa de Rádio "Minuto do Empresário"
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