Uma lista com as boas práticas
para fazer a empresa crescer de forma sólida:
Escreva o seu plano de negócio: Escrever um plano de negócio é cansativo,
principalmente conseguir as informações necessárias. Mas é um exercício
fundamental de aprendizagem sobre o negócio. É com esta experiência que o
empreendedor conhece o negócio, antecipa-se aos riscos, conhece pessoas,
aprende as particularidades do sector e vislumbra com mais clareza a potencialidade
do negócio.
Conheça a si mesmo: O processo de auto-aprendizagem e autoconhecimento deve ser contínuo
durante todas as fases de vida do empreendimento. Empreendedores que conhecem
bem a si próprios são mais seguros, autoconfiantes e determinados. Existem
várias formas de se auto-avaliar, seja por meio de feedback de colegas e
funcionários, seja por meio de mentores e coachs ou assistência profissional de
psicólogos.
Peça dinheiro quando não precisa dele: O melhor momento para pedir dinheiro é quando ainda
não se precisa, mas já existe algo palpável para apresentar. Um bom plano de
negócio ajuda a identificar a necessidade de recursos no futuro, antes de
efectivamente surgir a necessidade.
Experimente algo que ninguém tentou antes: Inovar faz parte da natureza do empreendedor e é uma
das características que o diferencia do pequeno empresário. A melhor estratégia
para fazer isso é experimentar em pequena escala, se possível. A ousadia é uma
característica do empreendedor, mas ele não assume qualquer tipo de risco, ele
sempre procura formas de minimizar os riscos e a experimentação é uma destas
formas.
Seja honesto : A ideia errada é que a percepção do risco, em ser desonesto, está
na pura perda de um cliente ou de pagar as taxas de juros depois se for
descoberto. O problema, na verdade, é mais profundo. Ser honesto, por outro
lado, proporciona um efeito inverso: cria uma reputação, fortalece uma imagem
positiva, gera credibilidade.
26º
Tema do programa de Rádio “Minuto do Empresário”