22 agosto 2014

Participe na sessão Online do Negócio em Dia

Decorre no próximo dia 28 de Agosto, pelas 17:00, a sessão online do Negócio em Dia, sob o tema “Desenvolvimento de parcerias para o crescimento do negócio”. O Negócio em Dia Online permite a participação de todos os empresários e promotores nos eventos interactivos dinamizados por consultores especialistas, em qualquer ilha de Cabo Verde, graças a sala de reunião virtual do Negócio em Dia.

  •         O link do evento
  •  Conheça os procedimentos para a sessão online no Guia do participante aqui

O Negócio em Dia é um programa da ADEI que visa promover sessões de diálogo e partilha entre gestores, empreendedores e especialistas sobre questões críticas de sucesso e crescimento das empresas. Num novo conceito de orientação do grupo, o Negócio em Dia foi concebido à medida das necessidades do empresariado cabo-verdiano, que procura informações e troca de conhecimentos, com especialistas, num curto período de tempo.


Use garantias para financiar PME

A Garantia Mútua é um sistema mutualista de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que se traduz fundamentalmente na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições adequadas aos investimentos e ciclos de actividade das empresas.Enquanto instrumento de partilha de risco, facilita o acesso das empresas ao crédito, libertando plafonds bancários e permitindo a obtenção de montantes, em condições de custo e prazo adequados às necessidades, por norma com redução de outras garantias prestadas ao sector financeiro pelas empresas.


21 agosto 2014

Concurso Start Up Universitário

Ciente de que o processo empreendedor é algo que se constrói, a ADEI em parceria com o MESCI lançou o Concurso Start Universitário, que já segue na sua 2ª edição. Cada edição foi um sucesso, os participantes estiveram bastante motivados e os resultados foram altamente satisfatórios tanto ao nível da criação de empresas como do fomento do empreendedorismo no seio dos finalistas universitários.

No ano lectivo 2012/2013 aconteceu a 1ªedição do Concurso com um total de 109 participantes e 61 ideias de projectos a nível nacional. Os vencedores foram: 1º LUGAR – Cuzcuzera | 2º LUGAR – Suntana | 3ºLUGAR - CV Excursions.
Já no ano lectivo 2013/2014, que decorreu a 2ªedição, participaram 134 participantes e foram apresentados 56 ideias de projectos a nível nacional. Os vencedores foram: 1º LUGAR – Zing Developers | 2º LUGAR – Cabana Laginha | 3ºLUGAR – CV Translators.


Conheça os vencedores aqui:

Cuzcuzera é uma empresa cabo-verdiana de produção, venda e distribuição de cuscuz em vários sabores, tipos e tamanhos com entrega a domicílio. Saiba mais aqui 


Suntana disponibiliza serviços personalizados de dimensionamento do sistema de micro-geração, Montagem de Painéis Fotovoltaicos e Auditoria energética.


CV Excursions é a criação de uma Agência In-coming (Cape Verde Excursions - CVX) especializada no fornecimento de serviços a turistas estrangeiros e nacionais. Saiba mais aqui.


 Zing Developers tem por missão preencher o vazio que há no mercado cabo-verdiano no que diz respeito às soluções TIC baseadas em plataformas mobile, ajudar as empresas que nos dão confiança a criar valor para o seu negócio e aproximar-se cada vez mais dos seus clientes à distância de um touche ou click. Aceda à página Facebook aqui


Com fundamentos bastante naturalistas, a Cabana Laginha proporcionará aos seus clientes sucos frescos naturais, coquetéis de frutas nacionais, batidos energéticos, e snacks diversos, animação para crianças e um ambiente onde se respira saúde e bem-estar, em perfeita sintonia com o nosso clima quente que nos remete a querer apreciar a imponente vista do Monte-Cara.

CvTranslators,Lda é uma empresa cabo-verdiana que presta serviços linguísticos. É composta por tradutores formados e certificados em estudos da tradução, capacitados para dar resposta de qualidade e com eficácia às demandas dos serviços da tradução. Aceda à página aqui 



Como funciona o leasing

O leasing ou locação financeira, consiste numa modalidade de financiamento através da qual o locador (instituição financeira), de acordo com as instruções do seu cliente (locatário - entidade que usufrui dos bens objecto de um contracto de locação financeira), cede a disponibilização temporária de um bem, móvel ou imóvel, mediante o pagamento de uma quantia periódica (renda), por um prazo determinado e relativamente ao qual o locatário possui uma opção de compra no final do mesmo prazo, perante o pagamento de uma quantia pré-acordada, que se denomina valor residual.


20 agosto 2014

Melhore a sua arte de comunicação

Comunicar é uma arte que tem de dominar se quer transmitir correctamente as suas ideias aos outros. Sem isso, perde tempo e, por vezes, até grandes negócios. Ao longo da vida vamos aprendendo pequenos truques que nos ajudam a transmitir melhor o que queremos, mas também alguns vícios que criam verdadeiros desafios na comunicação com os outros. Siga as dicas seguintes para melhorar a sua comunicação.


19 agosto 2014

Iniciaremos o mês de Setembro com a 20ª Edição da Oficina do Empreendedorismo


Meça a produtividade no trabalho

Medir a produtividade de uma empresa ajuda a analisar a sua eficácia. Para medir a produtividade no trabalho podem ser tomados os seguintes passos:
1. Defina uma unidade de medida 
2. Escolha um limite de tempo 
3. Meça o resultado do trabalho 
4. Calcule o tempo de trabalho
5. Calcule a produtividade do trabalho

18 agosto 2014

Financiamento através de instituições bancárias

O financiamento às empresas por parte das instituições de crédito é feito através de diversos produtos de crédito, com características diferenciadas. A escolha do produto de crédito mais adequado deve ter em conta, antes de mais, a finalidade do crédito. É também importante considerar qual o plano de reembolso mais adequado em cada situação. Uma vez identificado o produto de crédito, importa avaliar o seu custo para a empresa e comparar as alternativas disponibilizadas por diferentes instituições de crédito. A comparação entre empréstimos semelhantes deve ser feita com base na taxa anual de encargos (TAE), que mede o custo total do crédito.  

Proteja os seus trabalhadores

Conheça as obrigações da sua empresa em caso de acidentes de trabalho.Dentro da esfera empresarial, o seguro de acidentes de trabalho é o único obrigatório e salvaguarda o maior activo da sua companhia: os seus trabalhadores. Para além da obrigatoriedade, o seguro de acidentes de trabalho garante a estabilidade do seu negócio, pois fica protegido dos imprevistos que possam ocorrer aos seus colaboradores, durante o seu normal desempenho de funções.A inexistência de seguro é punida por Lei e pode significar uma multa para pagar.

14 agosto 2014

Minuto do Empresário: Faça benchmarking

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós.

Minuto do Empresário: Financie o seu negócio

Ao pensar em iniciar um negócio próprio a maioria dos futuros empreendedores vêem como única fonte de recursos os empréstimos bancários. Mas existem outras formas de financiar o negócio evitando pagar elevados juros às instituições bancárias.

1. Evite empréstimos bancários - Se não tem dinheiro, mas quer iniciar um negócio próprio, talvez a primeira alternativa que pense seja obter um empréstimo bancário para conseguir financiamento. Mas esta não é a única alternativa para conseguir crédito e nem a melhor.Deixe a possibilidade de pedir um empréstimo como última alternativa de financiamento para sua empresa. Isto fará uma grande diferença.

2. Prepare um plano de negócios  - Antes de começar a procurar financiamento para arrancar com a sua empresa, deve ter o seu plano de negócios pronto. Este permite testar a viabilidade do negócio. Além disso, a maioria das formas de financiamento que existem no mercado são feitas com base na análise do plano de negócios. Caso pretenda dispor de dinheiro de terceiros no seu negócio, terá que apresentar-lhes o seu plano detalhado de negócios.

3. Venda oportunidades e não ideias - O segredo do sucesso de muitos negócios está na percepção e curiosidade do empreendedor por conhecer as necessidades não atendidas nos mercados e em desenvolver rapidamente produtos e serviços que atendam a essas necessidades, ou seja, está na captura de oportunidades.

4. Identifique as suas necessidades - Antes de pedir o dinheiro, a quem quer que seja, deve saber com exactidão o montante que irá precisar para iniciar a sua empresa. Esta informação é extremamente importante e deve estar minuciosamente descrita no seu plano de negócios.Nele devem estar discriminados todos os seus gastos iniciais e mensais como, por exemplo, rendas, móveis, ferramentas, computadores, funcionários, veículos, matéria-prima, telefone, electricidade, e tantos outros quanto seu negócio precisar.Acrescente, ainda, um valor destinado ao Fundo de Maneio. Pois sua empresa terá gastos fixos mensais antes mesmo de começar a ter receitas suficientes para cobrir esses gastos.

5. Saiba como gerir as suas finanças - Seja através de capital próprio, de familiares e amigos, de instrumentos públicos, de bancos, ou de business angels, conseguir financiamento será apenas a primeira fase da sua empresa. Tenha em mente que para o bom desempenho, crescimento e sucesso do seu negócio é fundamental que tenha uma boa gestão financeira para que o investimento obtido de terceiros possa ser devolvido o quanto antes e para que possa crescer como empreendedor.


11 agosto 2014

Participe no Negócio em Dia

Nos próximos dias 21 e 28 de Agosto, decorrerão duas sessões do Negócio em Dia. Este é um programa da ADEI que visa promover sessões de diálogo e partilha entre gestores, empreendedores e especialistas sobre questões críticas de sucesso e crescimento das empresas.
Para o dia 21, uma sessão presencial, o tema será “Opções de financiamento adequado ao seu negócio”, dinamizado pelo Dr. Edylson Silva, Analista de crédito do Novo Banco. Já no dia 28 decorrerá uma sessão online sob o tema “Desenvolvimento de parcerias para o crescimento do negócio” proferido pelo Dr. Paulino Dias, Administrador da PD Consulting.
O Negócio em Dia online vai permitir a participação de todos os empresários e promotores nos eventos interactivos dinamizados por consultores especialistas, em qualquer ilha de Cabo Verde, graças a sala de reunião virtual.
O evento é realizado em parceira com a CCISS – Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento e CCB/AE – Câmara do Comércio do Barlavento/Agremiação Empresarial e as inscrições deverão ser feitas nas referidas Câmaras.







ADEI associa-se ao Fórum Agribusiness 2014

Consolida-se, uma vez mais, a nossa parceria com a EMRC, e agora com o Fórum Agribusiness a decorrer em Kinshasa, República Democrática do Congo, que se realizará de 26 a 29 de Outubro de 2014 e que conta com o alto patrocínio do Governo da República Democrática do Congo.  Este ano, o Fórum AgriBusiness terá como tema principal “Crescimento Inclusivo: Uma Visão para a Transformação Agrícola em África”. Considerado o maior Fórum Pan-Africano para o sector Agrícola / Agroalimentar a ter lugar em solo Africano, a EMRC espera reunir cerca de 450 decisores do sector público e privado, interessados em criar parcerias e investir no continente Africano.

A edição de 2014 do Fórum Agribusiness irá incluir as seguintes iniciativas:

  • Conferência de quatro dias (26 a 29 de Outubro), que irá reunir cerca de quatrocentos e cinquenta participantes;
  • A iniciativa “EMRC-Rabobank Project Incubator Award” no valor de 15.000 Dólares;
  • Reuniões pré-agendadas B2B;
  • Actividades de networking informais;
  • Tradução simultânea em Inglês-Francês-Português.
  •  Workshop Paralelos sobre "Projectos Agrícolas: Financiamento e Investimento".


Para saber mais sobre a edição de 2014 do Fórum Agribusiness, por favor não hesite em contactar os escritórios da EMRC em Bruxelas:

Website: www.emrc.be  / Tel.: 0032 26 26 15 17/ Fax. 0032 26 26 15 16 / e-mail: SA@emrc.be.


07 agosto 2014

ADEI e Câmaras Municipais de Santo Antão realizam atelier

Atelier “Programas de fomento e apoio ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial” e Assinatura de Protocolo de Parceria Institucional com a Câmara Municipal de Ribeira Grande e Porto Novo - Santo Antão.

O objectivo do evento é criar um espaço de partilha e divulgação de informações úteis sobre um conjunto de Programas actualmente disponíveis, de fomento a novos negócios e bem como de apoio ao desenvolvimento dos negócios ou actividades económicas já existentes.

  
 

 

 

 

 

 

05 agosto 2014

Mês de Agosto recheado de formações da Academia MPME

Se está nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Santiago, Maio e Fogo, conheça os temas das formações da Academia MPME para o mês de Agosto.

  
   
 

04 agosto 2014

Minuto do Empresário difundido na RTC e na Rádio Comercial

O programa de rádio da ADEI - "Minuto do Empresário " é difundido na RTC de segunda a sexta às 08:05 e às 18:10 (logo após o jornal em crioulo) e Sábado às 08:05 e às 19:20.

Entretanto a partir do dia 11 de Agosto, o programa "Minuto do Empresário" será igualmente divulgado na Rádio Comercial, de segunda a sexta no seguinte horário: 07:55 da manhã e às 18:00.

ADEI e Câmaras Municipais de Santo Antão realizam atelier

A Câmara Municipal do Paul, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a ADEI realizam um Atelier sob o tema “Programas de fomento e apoio ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial”, a ter lugar na sala de Conferências do Internato Grão Ducado, Ribeira Grande, no dia 6 de Agosto.

Saiba mais e conheça o programa na página web da agência - www.adei.cv

Regime Jurídico Especial das MPE foi aprovado

O REMPE -Regime Jurídico Especial das Micro e Pequenas Empresas foi aprovado pela Assembleia Nacional, na passada Sexta-feira, dia 25 de Julho.
O diploma define o regime jurídico especial das micro e pequenas empresas com a finalidade de promoção de sua competitividade, produtividade, formalização e desenvolvimento. O REMPE é aplicável às micro e pequenas empresas constituídas e registadas no território nacional, bem como às empresas já existentes que venham a ser credenciadas como micro e pequenas empresas.

O diploma aborda vários pontos como: O papel do Estado; a Constituição, registo e reconhecimento das micro e pequenas empresas; Regime especial unificado de impostos e contribuições para segurança social; Apoios às micro e pequenas empresas, Fiscalização e regime sancionatório, entre outros.