A indústria da Internet começa a
influenciar a forma como as empresas fazem negócios em Cabo Verde. Os fatores
que mais influenciam o crescimento do número de usuários na Internet são: a
redução significativa dos custos de acesso a equipamentos de informática, o
acesso grátis à Internet e a economia relativamente estável.
Áudio - https://soundcloud.com/adei-inovar/aproveita-internet-pa-txiga-na-bus-klientes-e-pusiveis-klientes-1
É importante destacar o forte
crescimento da base de usuários de Internet no país que, a uma taxa média anual
de 38%, deverá atingir os 300 mil no final de 2014.
Fazer marketing nos dias de hoje
se tornou uma tarefa ainda mais desafiadora do que já era nos tempos antes da
internet, dos smartphones, Google, Facebook, blogs, etc... O que deve fazer vai
depender do seu negócio, mas existem algumas coisas que podem ser aplicadas
pela maioria das empresas:
1) Tenha um bom
site. Um bom site não significa um site complexo, pelo contrário, faça um
site simples que vá directo ao assunto. Em alguns casos a melhor opção é este
ter apenas uma página. Comece por ela e depois, se necessário, crie outras
páginas adjuntas.
2) Faça com que seja fácil,
para os seus clientes, encontrarem-lhe no Google e outras ferramentas
de busca. Para ter uma boa cobertura e aparecer em posições de destaque nas
buscas deve combinar a busca gratuita com os links patrocinados.
3) Registe o e-mail de seus
clientes para que os possa enviar informações e novidades sobre a sua empresa.
4) Vale a pena criar uma
página no Facebook, mas reserve algum tempo para se dedicar a ela. É
um óptimo lugar para se relacionar com os seus clientes. Além disso, pode estimular
a publicidade boca-a-boca de pessoas que gostam da sua empresa e dos seus
produtos.
5) Meça os seus resultados
e entenda como pode melhorar o seu site e os seus esforços de comunicação.
Utilize ferramentas de análise como o Google Analytics que
é gratuito.
Existem diversas outras
plataformas como o Linkedin, o Twitter, blogs entre outras que pode
utilizar.