O Ministério do Turismo, Investimentos e
Desenvolvimento Empresarial, no âmbito das suas políticas de diversificação e
qualificação do produto turístico nacional, e visando transformar todas as
ilhas em destinos turísticos, fazendo jus ao slogan “um país, dez destinos”, decidiu promover o
desenvolvimento do empreendedorismo nas áreas rurais e a inclusão de
iniciativas empresariais locais na cadeia de valor do turismo na ilha de Santo
Antão. Neste contexto, desenvolveu o projecto de um produto turístico
denominado “ROTA DE ALDEIAS RURAIS DE SANTO ANTÃO” que
visa estruturar/qualificar e aglomerar um conjunto de iniciativas empresariais
localizadas nas áreas rurais dos três concelhos da ilha de Santo Antão.
Os benefícios deste produto turístico
são de diversas ordens, nomeadamente a nível de geração de oportunidades de
emprego, melhoria dos rendimentos dos proprietários/ operadores rurais,
empoderamento das mulheres, valorização da ruralidade e do contacto harmonioso
com a natureza. O objectivo primordial é o efectivo envolvimento das
comunidades rurais de Santo Antão na cadeia de valor do turismo, promovendo a
iniciativa empresarial endógena e a preservação/recuperação do património
histórico-cultural no espaço rural.
O lançamento oficial do projecto e abertura das candidaturas decorreu hoje,
dia 13 de Agosto, no Centro Agrícola Afonso Martinho, em Ribeira Grande, Santo
Antão.
Ficha
do projecto e regulamento disponíveis aqui