03 fevereiro 2012

IV Oficina do Empreendedorismo – Praia

A ADEI realizará de 06 a 10 de Fevereiro a 4ª Oficina do Empreendedorismo de Cabo Verde - OE, na Cidade da Praia, no espaço do Gimno Desportivo.

O principal objectivo da OE é despertar e sensibilizar os empreendedores ou potenciais empreendedores para as vantagens da formalização, a busca pela informação e a necessidade de se capacitar e recorrer a orientação e acompanhamento empresarial de forma a propiciar o desenvolvimento sustentável do seu negócio.

O OE visa  promover ações integradas de fomento ao empreendedorismo, capacitação, crédito e acompanhamento empresarial com foco na competitividade e desenvolvimento sustentável dos Micro e Pequenos Negócios. Os resultados pretendidos com a OE são:

·  Disseminação da cultura empreendedora;
·  Organização de demandas empresariais a serem trabalhadas através de parcerias  privadas e publicas;
·  Estabelecimento de rede de contactos entre empresários do município e troca de experiências;
·  Disseminação de informações sobre gestão, importantes para a sustentabilidade de negócios;
·  Geração de oportunidades de trabalho e renda;
·  Formalização de empresas;
·  Incremento no faturamento de empresas formais e informais;
·  Fortalecimento das ações locais (Câmaras Municipais e parceiros) de fomento ao empreendedorismo.

 A primeira OE foi realizada em Junho no concelho de Porto Novo, tendo com principais interlocutores, o SEBRAE em Representação do Estado do Brasil e detentor da metodologia, a ADEI em representação do Estado de Cabo Verde, e a CCIASB em representação do sector privado. Estas duas Instituições nacionais são as únicas autorizadas pelo SEBRAE para a implementação da metodologia em Cabo Verde.

A segunda edição aconteceu de 21 e 25 de Novembro no concelho da Ribeira Brava – São Nicolau e a terceira edição de 12 a 16 de Dezembro na Cidade de Assomada - Santiago.

Depois do sucesso conseguido nessas três primeiras edições, onde participaram 120, 145 e 269 pessoas respectivamente, conseguiu-se criar a cada edição 33, 46 e 67 negócios, e foram recebidos 245, 150 e 250 kg de alimentos não perecíveis que foram doados a instituições.

Não fique parado! Quer ser empreendedor? Quer melhorar o seu negócio? Quer tornar-se num empresário de sucesso? Participe na 4ª Edição da Oficina do Empreendedorismo!