24 maio 2013

ADEI lança Rede Nacional de Incubadoras


 A ADEI lançou hoje, dia 24 de Maio, a Rede Nacional de Incubadoras visando apoiar projectos inovadores e empresas com potencial de crescimento e competitividade. A sessão de abertura contou com a presença da representante do BAD, Sr. Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação e Presidente da ADEI.
A Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Empresarial, apresentou a Rede Nacional de Incubadoras, seguido da apresentação do Gestor da BIC e do Caso de Sucesso da empresa DPTO. Comercial, um incubado já graduado). No decorrer do evento foram realizadas sessões de videoconferência com incubadoras do Brasil, Canárias e Tunísia que apresentaram as suas experiências. Em cada sessão houve um momento de debate e troca de conhecimentos.
O projecto da Rede, conta com a existência da Business Incubation Center na Praia, em funcionamento desde Julho de 2011, e prevê igualmente o desenvolvimento de projectos de incubação em todas as ilhas do país, consentâneo com as potencialidades de desenvolvimento económico e empresarial da ilha ou conselho onde se localiza. O sucesso, ainda que recente do BIC, e o desenvolvimento de um modelo de negócio das incubadoras, baseada na sua própria sustentabilidade constituíram factores chaves para o envolvimento de instituições financeiras internacionais, como o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Mundial.