18 junho 2013

Workshop REMPE

Decorre amanhã, dia 19 de Junho, um workshop de Socialização do Projectos de Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas -REMPE, nas instalações da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento.

As actividades ligadas ao comércio, aos serviços, e as industriais têm uma importância relevante como factor de criação de riqueza e de redução do desemprego, resultando num assinalável contributo para o desenvolvimento da economia nacional. Uma percentagem muito significativa de tais actividades é assegurada por Micro e Pequenas Empresa, de pequena dimensão, das quais uma esmagadora maioria são informais.

Essas Empresas representam um volume significativo de emprego e, com isso, contribuem para a redução da pobreza, impõe-se a adopção de medidas de tratamento específico ajustadas à sua dimensão e estrutura económica e financeira no quadro de uma estratégia de sua consolidação e desenvolvimento. Tal estratégia passa por um amplo programa de simplificação de práticas administrativas, de redução de custos de entrada e de funcionamento, concomitante com políticas públicas de incentivos e programas especiais de desenvolvimento.


O Projecto de Regime Especial para as Micro e Pequenas Empresas afigura-se como uma grande oportunidade para densificação empresarial, geração de novos empregos, redução da informalidade, incentivos a economia, simplificação dos vários sistemas, designadamente fiscal, laboral e de previdência social.