13 novembro 2013

Faltam 5 dias para a Semana Global do Empreendedorismo

Frantz Tavares, PCD da ADEI:
GEW cimentou o empreendedorismo enquanto prioridade.

A próxima edição da GEW já está a ser preparada. O que se pode adiantar?
Neste momento estamos na fase final de planeamento das actividades e a mobilizar os parceiros em todas as ilhas do país e na diáspora para as várias acções de promoção a realizar durante a semana.
Quais são as expectativas [da organização] em relação ao evento de 2013?
As expectativas são maiores de ano para ano. Pretendemos superar os números do ano passado em termos de actividades, parceiros engajados e participantes. Este ano vamos além do território nacional e de fato concretizar a visão de uma Nação Global, bem como o slogan desta edição (Empreendedorismo sem Fronteiras) com o envolvimento da nossa diáspora. Se conseguido, olharemos com ambição a renovação do reconhecimento internacional que o país foi alvo este ano (Country of the Year) em resultado do sucesso da edição de 2012.
Pode-se afirmar que este evento causou mudanças na forma de se fazer negócios em Cabo Verde? Que tipo?
A semana global veio cimentar a sensibilidade nacional para a prioridade que representa o empreendedorismo, num contexto em que o país acredita que o seu futuro dependerá de uma atitude audaciosa e de desafio face à incerteza. O país assume o desafio e vem executando nos últimos anos várias reformas do ambiente de negócios, investimentos em infra-estruturas, uma forte política de atracção de investimentos no quadro de uma estratégia clara de desenvolvimento de novos pólos de competitividade para além do Turismo.
É possível ensinar alguém a ser empreendedor?
Ao empreendedor transmite-se conhecimentos e ferramentas, bem como aspectos comportamentais, nomeadamente a atitude e motivação necessárias para o processo empreendedor. Este processo que se caracteriza por uma enorme incerteza exige capacidade técnica, perseverança e elevados níveis de motivação, pelo que acreditamos que a capacidade empreendedora se desenvolve não se ensina.
 Saiba mais sobre a Semana Global do Empreendedorismo e suas actividades aqui.