07 fevereiro 2014

Lançamento Fundo Capital de Riscos

A ADEI, MTIE, UNIDO e Bolsa de Valores, lançaram no dia 06, o Fundo de Capital de Risco para pequenas e médias empresas. O Fundo terá a missão de prover capital e acompanhamento técnico a PME´s e startup´s em Cabo Verde, em sectores com alto potencial de crescimento, constituindo-se assim como uma possível solução para o grave problema de acesso ao capital que aflige o sector privado em geral e as PME´s em particular, no país.
O objectivo é permitir que as PME’s, startup’s e empreendedores de uma forma geral tenham a possibilidade de aceder ao capital de que precisam para alavancar o seu negócio, através de um veículo de financiamento mais ajustado às suas especificidades e podendo ainda beneficiar da assistência técnica para consolidar o seu crescimento.
O fundo disponibilizara duas ferramentas de financiamento:
·     A participação na estrutura de capital da empresa, em percentagem não superior a 49% (para assegurar que o controlo do negocio continuará a ser detido pelo promotor) e por um período médio de 05 anos;
·       A concessão de empréstimos consignados a juros competitivos, para complementar a estrutura de financiamento do negocio.