12 junho 2014

Como aumentar as vendas nos dias festivos

Dia dos Namorados, Carnaval, Dia da Mulher, Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia da Criança. São muitas e muito variadas as datas festivas que se comemoram ao longo de todo o ano e nas quais ainda existe uma forte tradição de oferecer presentes a quem mais amamos. E se para os consumidores a compra de uma lembrança é a melhor forma de expressar os seus sentimentos, para as lojas e empresas, em geral, os dias especiais de comemoração surgem como uma oportunidade de aumentar as vendas e gerar lucros extra. Se tem um estabelecimento comercial não deixe, por isso, escapar estes eventos sazonais e saiba como aproveitar ao máximo as datas festivas em benefício do seu negócio. Para pôr em prática ao longo de todo o ano de 2014, siga as seguintes dicas.

1. Transforme a montra no cartão-de-visita da sua loja: Na loja é importante que a decoração reflicta o tema do dia a comemorar. Mas atenção, não exagere, sob pena de afastar os clientes que preferem opções mais discretas. Tenha uma oferta variada e invista algum tempo na decoração da montra, já que é esse o principal factor que determinará se o cliente entra ou não na loja. 

2. Forme alianças com outras lojas: Em vez de tentarem “roubar” clientes umas às outras, as lojas vizinhas podem lucrar mais se oferecerem promoções e prémios no caso de os clientes efectuarem compras de determinado valor nos estabelecimentos abrangidos pela parceria. Por exemplo: uma perfumaria e uma florista podem unir-se e dar descontos caso os clientes optem por um ‘pack’ conjunto com produtos das duas lojas, e ainda oferecer brindes aos mais gastadores. 

3. Divulgue as promoções nas redes sociais: Se a sua empresa já marca presença nas redes sociais, uma estratégia que é hoje praticamente obrigatória para quem quer cativar a atenção de cada vez mais clientes, aproveite estas datas especiais para comunicar as suas promoções, pensadas para o público-alvo em questão.

4. Crie uma estratégia de e-mail marketing para cada data: No início do ano identifique as datas em que quer apostar. Atempadamente defina a estratégia a pôr em prática em cada uma delas para aumentar as vendas. Uma forma relativamente simples de o fazer é enviar e-mails para a sua base de dados de clientes, com lembretes e dicas, a começar pelo menos uma semana antes da data.

5. Aposte na diferença: Se todos os seus concorrentes estão a vender um determinado artigo para assinalar uma data festiva, não caia na tentação de copiar o que eles estão a fazer. Seja diferente e surpreenda os seus clientes. É essencial destacar-se para ser notado. Vá mais longe, seja ousado e evite ser previsível. A originalidade na oferta vai certamente atrair mais consumidores. 

6. Fidelize os clientes: Se um cliente entrar na sua loja para comprar um presente para o Dia dos Namorados, por exemplo, se for bem atendido e sair satisfeito, muito provavelmente voltará duas semanas depois, no Dia da Mulher, ou quando for novamente altura de outros dias festivos. Invista numa imagem positiva da sua loja e da sua empresa. Um atendimento cuidado e exclusivo garantirá a fidelização dos clientes antigos e atrairá novos compradores. Ouça os consumidores, faça perguntas sobre os seus gostos e necessidades, apresente opções personalizadas.



13º Tema do programa de Rádio “Minuto do Empresário”