21 outubro 2014

Utilize estes métodos para avaliar o desempenho do seu pessoal

Um sistema de avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes da gestão de recursos humanos. Com ele, pode:
  • ·         Reconhecer o desempenho individual dos empregados;
  • ·         Dar a conhecer a sua opinião sobre o desempenho de cada colaborador;
  • ·         Tomar decisões sobre a política de remunerações e incentivos;
  • ·         Identificar as deficiências no desempenho e tentar corrigi-las.

 Áudio - https://soundcloud.com/adei-inovar/dikas-pa-avalia-disenpenhu-di-pisoal

O sistema de avaliação de desempenho pode ser feito internamente, pelo departamento de recursos humanos, ou ser subcontratado a uma empresa especializada na gestão de recursos humanos. Os métodos de avaliação de desempenho mais utilizados são:

Avaliação pelo superior hierárquico: É o método mais comum. De acordo com o desempenho individual e com a contribuição para o cumprimento dos objectivos da equipa e da empresa, o superior hierárquico directo avalia cada um dos seus subordinados. No final, reúne com cada um deles, comenta a sua avaliação, revela os principais pontos fortes e fracos dos subordinados e, normalmente, são discutidos em conjunto os principais pontos a melhorar.

Auto-avaliação: Todos os avaliados farão a avaliação da sua própria performance, num questionário igual ao utilizado no método de avaliação anterior. No final, cada superior hierárquico analisa as respostas, faz a sua própria avaliação, contrapondo-a com a feita pelos avaliados e reúne com cada um deles para discutirem os resultados.

Avaliação a 360º: É um método de avaliação mais sofisticado. Todos os empregados são simultaneamente avaliadores e avaliados, mas num regime de anonimato, em que não há interacção entre eles. Normalmente, é o departamento de recursos humanos ou uma equipa de especialistas subcontratada, que analisa as respostas e faz um relatório final. As respostas são normalmente comunicadas a cada um dos avaliados por parte do departamento de recursos humanos ou da equipa subcontratada, não havendo interacção entre os avaliados e os avaliadores.