13 agosto 2015

Conheça a Rota de Aldeias Rurais de Santo Antão

O Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, no âmbito das suas políticas de diversificação e qualificação do produto turístico nacional, e visando transformar todas as ilhas em destinos turísticos, fazendo jus ao slogan “um país, dez destinos”, decidiu promover o desenvolvimento do empreendedorismo nas áreas rurais e a inclusão de iniciativas empresariais locais na cadeia de valor do turismo na ilha de Santo Antão. Neste contexto, desenvolveu o projecto de um produto turístico denominado “ROTA DE ALDEIAS RURAIS DE SANTO ANTÃO” que visa estruturar/qualificar e aglomerar um conjunto de iniciativas empresariais localizadas nas áreas rurais dos três concelhos da ilha de Santo Antão.

Os benefícios deste produto turístico são de diversas ordens, nomeadamente a nível de geração de oportunidades de emprego, melhoria dos rendimentos dos proprietários/ operadores rurais, empoderamento das mulheres, valorização da ruralidade e do contacto harmonioso com a natureza. O objectivo primordial é o efectivo envolvimento das comunidades rurais de Santo Antão na cadeia de valor do turismo, promovendo a iniciativa empresarial endógena e a preservação/recuperação do património histórico-cultural no espaço rural.

O lançamento oficial do projecto e abertura das candidaturas decorreu hoje, dia 13 de Agosto, no Centro Agrícola Afonso Martinho, em Ribeira Grande, Santo Antão.


Ficha do projecto e regulamento disponíveis aqui