12 outubro 2015

Programa Nacional de Cidadania Fiscal lança a campanha “Factura? Sempre, obrigado!"

O Programa Nacional de Cidadania Fiscal lança a campanha “Factura? Sempre, obrigado!", cujo objectivo é sensibilizar o cidadão sobre a importância do acto de exigir a factura.

A campanha está orientada para uma abordagem pedagógica e de sensibilização do público em geral, de todas as faixas etárias, e dos agentes económicos, para a necessidade de exigência e emissão da factura, como forma de contribuir para o desenvolvimento do país. A emissão da factura é obrigatória, mesmo quando ela não é exigida pelo cidadão consumidor. 

O acto de pedir a factura reveste-se de crucial importância. Por um lado, com este gesto o cidadão exerce uma pressão positiva junto dos operadores económicos para o cumprimento da obrigação de emissão da factura, permitindo reforçar o controlo e a eficácia da Administração Fiscal. Por outro, com esta simples acção o cidadão garante que o imposto pago nas compras que efectua seja recolhido pelo Estado, possibilitando a realização de políticas públicas que beneficiem toda a população.

Portanto, exigir a factura é exercer a cidadania e contribuir para o desenvolvimento de Cabo VerdeQuando toda gente contribui, Cabo verde evolui.