21 novembro 2016






CORREIOS LANÇAM PRÉMIO DE EMPREENDEDORISMO EM E-COMMERCE


 O e-commerce é um negócio global avaliado em 2 triliões de euros. Cresce globalmente, acima dos 20% ao ano, fortemente impactado pelo crescimento da Asia Pacifico que observa taxas de crescimentos anuais superiores a 40%. China, EUA e Reino Unido são os países mais populares do comércio electrónico B2C a nível mundial, representando mais de 60%.
Desenvolvendo-se os grandes fluxos de e-commerce entre os 3 maiores blocos económicos compreendidos pela Asia Pacifico, América do Norte e Europa, o potencial de crescimento futuro é ainda muito elevado, porque a taxa de transformação do retalho físico para o electrónico é ainda relativamente baixo: 6% a nível mundial.
Em Cabo Verde, embora os dados sejam ainda escassos, informações referentes a 2015 dão conta de um total de pagamentos online superior a 1 milhão de euros e em termos de trafego postal, o e-commerce de importação já representa 30% do total de objectos processados e 50% do total de trafego inbound, num total de aproximadamente 100 mil objectos registados entre Janeiro e Setembro de 2016.
Face ao número actual de utilizadores com acesso á internet, designadamente da internet móvel, a escassez de oferta no mercado local de retalho físico, uma maior facilidade no acesso aos meios de pagamentos electrónicos, estima-se que o potencial de crescimento da actividade em Cabo Verde é elevado.
No âmbito do processo de reposicionamento do seu negócio, os Correios de Cabo Verde, elegeram a área do comércio electrónico como um dos pilares de desenvolvimento da sua nova estratégia, visando o aumento do trafego e processamento de objectos, nas suas diferentes vertentes: consumo doméstico, importação e exportação.
Neste sentido, tem em curso um conjunto variado de acções, que incluem desde a criação de serviços facilitadores na vertente importação e exportação, a criação de tarifários específicos para o segmento, serviços de intermediação alfandegária, entre outros.
È neste contexto que em colaboração com a ADEI, os Correios se propõe instituir um prémio anual de empreendedorismo na área de e-commerce cujo objectivo é fomentar o surgimento, no seio da comunidade empreendedora nacional, de projectos e novos negócios nesta área.
São elegíveis ao concurso “ Empreender Agora -E-Commerce”, os detentores de uma actividade de venda de bens à distância já implementados e com o máximo de 1 (um) ano de existência ou de ideias de negócio na mesma área com viabilidade e potencial de crescimento.

O prazo para submissão das candidaturas decorre de 1 a 30 de Novembro de 2016 e devem ser remetidas por via electrónica, para o email ideias@correios.cv ou entregues na sede da Empresa sita no Plateau.

Os interessados poderão consultar o regulamento, disponível nos sites dos Correios (www.correios.cv)
da ADEI (www.adei.cv) ou nas respectivas páginas de Facebook.



Praia, 21 de Novembro de 2016