29 outubro 2013

EMPREGO OU EMPREENDEDORISMO

Muitos trabalhadores sonham em ser os seus próprios chefes, mas mergulhar no desconhecido e arriscar perder o “colete salva-vidas” é o passo que muitos sonhadores hesitam em dar antes de se tornarem empreendedores. A Entrepreneur realizou recentemente um conjunto de questões que o podem ajudar a decidir dar o salto.
Cada vez mais trabalhadores querem fazer a diferença nas suas vidas, por isso muitos consideram despedir-se dos seus empregos. Mas quando não existem garantias de sucesso, há questões que deve colocar a si próprio antes de se aventurar.
1. Será que despedir-me vai fazer-me mais feliz? Antes de abandonar o seu “porto seguro” e navegar em territórios desconhecidos garanta que tem a certeza que é mesmo isso que deseja. Chris Hurn, autor do livro “The Entrepreneur's Secret to Creating Wealth: How The Smartest Business Owners Build Their Fortunes”, diz que “acredito que cada um deve desfrutar da sua carreira”. Muitas pessoas sofrem silenciosamente no seu local de trabalho, mas antes de se tornar o seu próprio chefe tem que ter a certeza que isso o vai fazer mais feliz.
2. Será a altura certa? Se os seus filhos acabaram de entrar na faculdade ou se de repente se viu com novos encargos financeiros, esta pode não ser a altura ideal para abandonar o seu trabalho. Muitas vezes tendemos a esquecer-nos que temos responsabilidades financeiras como empréstimos ao banco e adotamos uma atitude de aventureiros, no entanto, ser realista e tomar decisões informadas pode ser a chave para o sucesso.
3. Como é que vou garantir o pagamento das minhas despesas? Qual é o lado negativo de ter o nosso próprio negócio? “Não obtermos lucro”, diz Deborah Shane, autora do livro “Make the Shift: Your Five Steps to Successful Career Reinvention”. Todos devemos ter poupanças para uma eventualidade e para garantir o nosso ordenado ao final do mês nos primeiros meses do negócio. Garanta que tem o dinheiro necessário para pagar as suas despesas pessoais antes de arriscar num negócio.
4. Tem o apoio da sua família e dos seus amigos? Antes de trocar uma situação segura por um mar de possibilidades, pergunte às pessoas em quem mais confia se acreditam que será bem-sucedido. Falar com familiares e amigos vai ajudá-lo a perceber se se trata de algo que quer mesmo fazer ou se está apenas a tentar fugir à rotina. “Não fale com os sonhadores que lhe dirão para saltar de cabeça. Fale com aquelas pessoas que serão honestas consigo e que o vão encorajar a seguir o caminho correto”, defende Deborah Shane.
5. Está mesmo disposto a fazer uma mudança de estilo de vida? Algumas pessoas são excelentes em ambientes estruturados. Mas começar um negócio próprio pode ser tudo menos estruturado…Ter um negócio próprio pode significar que terá que trabalhar durante mais horas e muitas vezes sozinho.
6. Será que é disciplinado o suficiente para ser o seu próprio chefe? Muitos trabalhadores acreditam que seriam excelentes chefes e que isso lhes tornaria a vida mais simples, mas nem sempre isso se verifica. “Muitas pessoas acreditam que o empreendedorismo é para aqueles que arriscam e isso não é necessariamente verdade. Eu penso que os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que minimizam os riscos antes de começarem o seu negócio”, refere Chris Hurn.
7. Posso testar “as águas” antes de abdicar do meu emprego? Os especialistas em empreendedorismo e em negócios aconselham que teste o seu sonho antes de abandonar uma situação estável e perseguir novas oportunidades. Poderá descobrir que não gosta tanto da sua nova carreira como pensou que gostaria. Antes abrir uma coffee shop poderá ser boa ideia trabalhar num Starbucks em part-time.
8. Existem competências que ainda tem que trabalhar? Antes de avançar tenha a certeza que tem as competências necessárias para gerir um negócio. É importante estar atento às novas tecnologias e tendências no seu setor de mercado e saber usar os social media em seu benefício.
9. A sua ideia de negócio é sólida? É importante saber se o que planeia fazer é vendável e que preenche as necessidades de um nicho ou de um segmento de mercado. O público ou o consumidor precisa daquilo que eu tenho para oferecer? Encontrar um nicho que ainda não tenha as suas necessidades satisfeitas pode ser uma boa forma de começar…
10. Tenho um plano de negócio? Não precisa de ser do tamanho de um romance mas qualquer pessoa que deseje ter um negócio próprio dever criar um plano que inclua estratégias de vendas e um plano de marketing. “Não tem que ser complicado, pode ser tão simples quanto um resumo de uma página desde que o guie naquilo que planeia fazer”, garante Deborah Shane.