04 dezembro 2013

ADEI presente no Fórum de Desenvolvimento da Brava

A ADEI estará presente no Fórum de Desenvolvimento da ilha Brava, a acontecer nos próximos dias 5, 6 e 7 de Dezembro, na cidade Nova Sintra - ilha da Brava, sob o lema “Actuar no presente, projectar o futuro”. A sessão de abertura conta com intervenções do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Brava, Comandante Orlando Balla, o Sr. Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Defesa Nacional, Dr. Jorge Tolentino, e do Dr. António Duarte, Presidente do INE.

Será feita uma breve caracterização da realidade socioeconómica da Ilha Brava e posteriormente apresentados os painéis:
1.     “Estratégia e Política Nacionais para o Desenvolvimento da Ilha Brava: Os Grandes Desafios”, na qual serão abordados os sub temas: A Realidade Sócio- Económica da Ilha Brava, Descentralização e desconcentração, Políticas bottom-up, top-down ou articulação centro/periferia, Migração e desenvolvimento económico local, Inclusão económica e economia social (jovens, mulheres, pessoas com necessidades especiais, pobres), Protecção ao meio ambiente e economia verde, o uso de fontes alternativas de energia.

2.     “O Potencial Endógeno da Ilha Brava” com sub temas: O potencial endógeno como recurso base para o desenvolvimento, Estratégias de valorização do potencial endógeno, Políticas de articulação entre investidores nacionais para o desenvolvimento económico local, Relação entre o âmbito urbano e o âmbito rural e As parcerias público/privadas e o papel/responsabilidade das empresas.

3.      “A  Economia  Criativa  como  Activo de  Desenvolvimento da lha Brava” em que se abordam sub temas como: Turismo Criativo: A nova geração do Turismo – Um novo futuro para a ilha Brava, O Ecoturismo, Património e a Cultura enquanto valores fundamentais da atractividade do município, Equipamentos Culturais, Eventos com raiz no Património, Touring Cultural, Tradições e Memória.

4.     “Brava e a sua Diáspora – Desafios e Oportunidades” - A contribuição dos quadros da diáspora para o desenvolvimento da Brava e o Quadro legal para facilitar o relacionamento Brava / comunidades emigradas.