27 janeiro 2014

ADEI lança Fundo Capital de Riscos e apresenta INOVAR na Cimeira Africana de Inovação

No próximo mês de Fevereiro, 4 a 6, decorrerá a primeira Cimeira Africana de Inovação - AIS, na cidade da Praia. Este é um evento catalisador, parte integrante de um esforço muito mais amplo para acelerar o crescimento da inovação em África a nível da política e a o nível dos empresários.
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo são as chaves para a transformação socioeconómica; o projecto irá reunir empreendedores, inovadores, financeiros, políticos e pesquisadores em um único lugar para, realizar um amplo diálogo sobre a inovação em África, compartilhar ideias, obter informações para o acesso ao financiamento e ainda disponibilizar os produtos aos mercados.

A ADEI foi a primeira instituição a acolher o projecto, tendo assinado um protocolo de cooperação entre a agência e a IHABA, empresa que tem como objecto a organização, divulgação e execução da Cimeira "Africa Innovation Summit". Ainda no âmbito deste evento a ADEI apresentará o programa INOVAR e, em parceria com o MTIE, UNIDO e Bolsa de Valores irá lançar o Fundo Capital de Risco, que terá a missão de prover capital e acompanhamento técnico a PME´s e startup´s em Cabo Verde, em sectores com alto potencial de crescimento, constituindo-se assim como uma possível solução para o grave problema de acesso ao capital que aflige o sector privado em geral e as PME´s em particular, no país.