11 junho 2014

Avalie as necessidades previstas e as fontes de financiamento disponíveis

Necessidades de financiamento: As necessidades de financiamento variam de negócio para negócio. É importante estimar estas necessidades de forma rigorosa para evitar dificuldades futuras. Uma aproximação às necessidades iniciais de financiamento de um negócio pode ser obtida pelo montante de investimento necessário para abrir o negócio mais a diferença entre os custos e as vendas esperados durante a fase inicial do negócio.

As previsões das necessidades de financiamento devem ter igualmente em conta os desvios causados por:
  • ·         atrasos na implementação do negócio;
  • ·         alterações ao projecto inicial, que normalmente significam um aumento de custos;
  • ·         custos não previstos;
  • ·         crescimento inicial das vendas abaixo do esperado.


É frequente ocorrerem desvios face às previsões iniciais. É importante elaborar pelo menos uma previsão que tenha em conta um cenário mais conservador. O empresário deve estar preparado financeiramente para atrasos no arranque da empresa. É normal existirem dificuldades no arranque do negócio, pelo que é aconselhável o empresário dispor de uma poupança suficiente para suportar os custos de funcionamento da empresa durante alguns meses. 

Fontes de financiamento: As fontes de financiamento a que a maioria das pessoas recorre para iniciar uma empresa incluem as poupanças pessoais e os empréstimos bancários ou de familiares e amigos. As poupanças pessoais acumuladas pelo futuro empresário ao longo do tempo, incluindo montantes recebidos por herança ou pela venda de bens próprios, são uma importante fonte de financiamento no arranque de muitas empresas.

Os empréstimos bancários são a fonte externa de financiamento mais comum. Para determinar o risco do empréstimo e o montante que está disposta a emprestar à nova empresa, a instituição de crédito irá avaliar o mérito do projecto, o histórico do empresário junto da instituição de crédito, as garantias pessoais por ele concedidas e mesmo o montante da sua poupança que se dispõe a investir. 
Alguns empresários recorrem também a crédito em seu nome para ajudar a financiar o arranque do negócio. Os empréstimos de familiares e amigos são também um meio de financiamento bastante frequente. Este tipo de empréstimos informais permite maior flexibilidade em termos de juros e prazos de pagamento. 


12º Tema do programa de Rádio “Minuto do Empresário”