18 junho 2014

Exporte Produtos de “Made in Cabo Verde”

As empresas cabo-verdianas de pequeno e médio porte raramente estão configuradas para conquistar clientes em outros países e pode ser um caminho árduo até que se consigam os primeiros resultados.
Caminho esse que vale a pena percorrer, devido à dimensão dos mercados que se pode aceder. No curto prazo, o mercado da diáspora, com cerca de 1 milhão de potenciais consumidores, pode ser o primeiro passo para, a médio prazo, as empresas encararem as oportunidades de mercado dos respectivos países de acolhimento. Os acordos de comércio, como a Lei para o Crescimento e Oportunidade de África (AGOA) com os EUA, o Sistema Geral de preferências (SGP+) com a UE, o acordo regional de integração económica dos países da África Ocidental (a CEDEAO), que compreende cerca de 230 milhões de consumidores nos 15 estados membros, bem como acordos bilaterais, fazem parte de um conjunto de facilidades que potenciam a competitividade das exportações nacionais.

17º Tema do programa de Rádio "Minuto do Empresário"


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