04 junho 2014

Motive os seus colaboradores

Colaboradores motivados com o trabalho valorizado vão contribuir mais para o sucesso do negócio. A questão é, em tempos de crise, como motivar a equipa sem pôr em risco a tesouraria da empresa?

1. Reconheça o mérito: Para se sentirem motivadas, as pessoas precisam de feedback, sobretudo quando se reconhece mérito. Elogie e seleccione o “Empregado do Mês” (deixe ser a equipa a votar).

2. Ofereça benefícios e pequenos mimos: Faça os colaboradores sentirem-se valorizados. Através de parcerias, ofereça descontos em ginásios, aconselhamento de advogados, acordos com clínicas ou instituições bancárias. Tenha à disposição no escritório mimos como fruta fresca, café ou chá.

3. Promova o espírito de equipa:Está provado que actividades fora do local de trabalho promovem o espírito de equipa. A estratégia chama-­se “team building” e estimula o relacionamento entre colegas através, por exemplo, de jogos, eventos, etc.

4. Permita folgas no dia de aniversário:Parece insignificante, mas os colaboradores vão valorizar poder passar o aniversário com a família e amigos.

5. Estabeleça padrões elevados e apoie a inovação:Envolva os trabalhadores na estratégia de negócio aumentando as suas competências. Permita que a equipa evolua e cresça dentro da empresa.

6. Aposte em sessões de reflexão:Proporcione momentos em que equipa em que sugira aos colaboradores um tempo de reflexão, de tomada de consciência e estabelecimento de metas pessoais e profissionais.

7. Promova o intra­empreendedorismo:Transforme cada colaborador num empreendedor de sucesso. Dê mais voz à equipa, incentive a participação; delega funções e ainda mostra que confia neles.


7ºTema do Programa de Rádio da ADEI "Minuto do Empresário"