16 outubro 2014

Minuto do Empresário: Mantenha seus clientes

Ganhar a fidelidade de um cliente pode levar anos, mas basta um minuto para deitar tudo a perder. A tarefa é difícil e por vezes até frustrante, mas manter as expectativas dentro dos limites da realidade é a forma mais eficaz de assegurar a sua actual carteira de clientes e de conquistar novos negócios.


Damos-lhe algumas dicas para evitar que os seus clientes o troquem pela concorrência:

1) Mais do que um vendedor, procure ser um parceiro de negócio;
2) Se o cliente “aprender” tudo o que envolve e condiciona o seu serviço, ficará mais ciente dos riscos. Por isso, é crucial fornecer uma perspectiva realista e evitar um discurso cheio de promessas;
3) Aposte num elo de confiança que ultrapasse o simples relacionamento entre o cliente e o vendedor;
4) Observar e ouvir são duas palavras-chave e a melhor forma de perceber qual o tipo de cliente que tem pela frente, para que possa adaptar as suas ofertas às necessidades dele;
5) Deixe bem claro desde o início qual o seu nível de disponibilidade (horas em que atende o telefone, número de reuniões por semana, etc.) e, a partir daí, procure nunca falhar dentro das fronteiras estabelecidas.
6) Mantenha o seu cliente actualizado sobre os prazos e discuta com ele a estratégia e os objectivos do negócio. Se possível apresente-lhe uma folha de trabalho onde todos estes elementos estejam esquematizados;
7) Existem cursos de formação em técnicas de vendas que fornecem ferramentas importantes na gestão do relacionamento com o cliente;
8) Mantenha uma agenda com o seu cliente onde anota os compromissos estabelecidos entre os dois (entregas, pagamentos, balanços, reuniões);
9) Fale sem reservas sobre o orçamento, é a melhor forma de iniciar o projecto em causa de forma realista tal como as etapas que se seguirão;

10) Assuma a resolução dos problemas directamente e seja tão rápido a comunicar as boas como as más notícias.