24 dezembro 2013

Inovação e Empreendedorismo em 2013

Unidade de Inovação e Empreendedorismo é a estrutura central da Agência para a promoção do empreendedorismo e de iniciativas de negócios para o desenvolvimento empresarial. E esta encontra-se na linha da frente nas intervenções, fazendo jus ao Programa do Governo (2011-2016) que aponta o empreendedorismo e a inovação como objectivos prioritários para o desenvolvimento do sector privado e o aumento da competitividade da economia cabo-verdiana. Este ano, com o objectivo de melhorar a performance da Agência e a qualidade das intervenções, foram criados novos programas e vários instrumentos de gestão visando responder com eficácia às necessidades dos empreendedores e dos empresários nacionais.

Nesta senda, a ADEI impulsionou fortemente na melhoria da promoção da cultura empreendedora através de várias iniciativas, sendo de destacar as realizações do Momento do Empreendedor (com 147 palestras de promoção e sensibilização para o empreendedorismo), o Start Up Universitário (concurso de plano de negócios), o Start Up Weekend (com 3 edições, para promover iniciativas de negócios), o Speed Networking (3 acções facilitando contactos e parcerias entre empresários) e a participação e promoção de eventos no quadro da realização da Semana Global do Empreendedorismo (GEW). Apesar de se ter conseguido níveis muito bons de realização, há necessidade de serem reforçadas, também por serem uma das linhas mestras de intervenção da Unidade. Apostando numa melhor definição dos perfis e suas necessidades, e podendo melhor programar as intervenções, a atender tanto aqueles que precisam de noções básicas quanto os que necessitam de conhecimentos especializados. Os atendimentos têm atingido níveis bastante satisfatórios. Em parceria com Câmaras Municipais, Ministério da Juventude e Casa do Cidadão, entre outros foi possível estar mais próximos das pessoas. Entretanto, a consolidação dos Gabinetes e os contactos com os empresários e empreendedores devem permitirão o aumento dos números no próximo ano. Se nos dois anos anteriores se procurou descentralizar os atendimentos, 2014 será de definição de objectivos mais ambiciosos ligado ao acompanhamento dos empreendedores de modo a sermos mais catalisadores e directivos.

O destaque deste ano, porém, vai para o programa de Academia MPME, que apesar de ter-se iniciado em Agosto no seu primeiro ano de implementação, pela necessidade de preparação conceptual e operacional, realizou 43 formações, incluindo 8 oficinas e três formações de consultores. Também deu devida atenção para o desenvolvimento de projectos através da metodologia CRER - Criação de Empresas em Espaço Rural, onde, através das formações para o desenvolvimento de projectos, os indicadores do programa CRIA se tornaram bastante positivos; devendo ser realçado o facto de estes projectos estarem na fase de acesso ao financiamento e apoio à implementação. Neste sentido, são necessários reforços dos mecanismos promocionais e de incentivo à permanente procura de soluções, baseadas nas necessidades das nossas empresas e dos nossos empreendedores, de modo a fazer crescer as empresas, a promover o emprego e a criar uma cultura de empreendedorismo. Os avanços conseguidos sugerem o reforço da inovação – procura de soluções, através do desenvolvimento do capital humano, pelo uso das tecnologias de informação e pela sua aplicação ao desenvolvimento das empresas, de mais acções viradas para empreendedores específicos nas Universidades, no incentivo á investigação, ao reforço de acções nos Centros de Juventude e de Empregos, nas escolas técnicas e de ensino secundário, entre outros.

José Teixeira | Coordenador Unidade Inovação e Empreendedorismo