24 dezembro 2013

Programa da ADEI capacita RH das MPME’S nacionais

O Programa Academia MPME visa impulsionar as opções e oportunidades de melhoria de capacidades em todas as áreas e sectores de interesse das Micro, Pequenas e Médias Empresas - MPME’s, em particular nos sectores estratégicos definidas no DECRP II. Está destinado a empreendedores, MPME’s e colectividades empresariais que procuram o reforço das suas competências empresariais e de gestão. Ao público-alvo deste programa é disponibilizado serviço de promoção e facilitação da formação empresarial com reforço na disponibilização de oferta formativa em duas grandes áreas: desenvolvimento do empreendedorismo e desenvolvimento empresarial. Os cursos da Academia MPME são lançados periodicamente ao longo do ano, no geral tem uma duração mínima de 15 horas, leccionadas preferencialmente em horário pós-laboral e são ministrados segundo a metodologia formação-acção.

O Programa foi lançado oficialmente em Agosto de 2013 e até ao mês de Dezembro já foram realizadas um total de 43 acções de formação com a participação de 1825 formandos de sete ilhas do arquipélago: Santo Antão; São Vicente; São Nicolau; Sal; Boavista; Santiago e Maio. 98% dos formandos inquiridos atribuíram nota positiva as acções desenvolvidas, sendo que mais de 90% considera que o programa constitui uma importante ferramenta de desenvolvimento ao dispor das MPME’s nacionais. Em 2013 o Programa foi co-financiado pelo QIR e contou com a especial parceria de várias organizações, nomeadamente, a Câmara de Comércio de Canárias. Além de facilitar o acesso a acções de formação à medida, o programa Academia MPME traz por outro lado oportunidades de negócio nas áreas de formação e logística de eventos.

Este foi concebido para ser operacionalizado pelo sector privado, sendo que, anualmente serão lançados concursos para a contratação de empresas que prestam serviços de formação a medida e logística de eventos, para a operacionalização de acções de formação em vários concelhos de todo o arquipélago. Em algumas ilhas do país a oferta de serviços de logística, de formação e de docentes especializados é fraca e por vezes nula o que constitui um enorme handicap no acesso das MPME’s as acções do Programa Academia MPME. Na verdade esta é uma boa oportunidade para as MPME’s que pretendem expandir o seu mercados-alvo.