24 dezembro 2013

Momento do Empreendedor continua a ser um sucesso

O ano de 2013 foi um ano em que o empreendedorismo se fez sentir em cada região/ilha na qual a ADEI está presente. Através da realização de 147 actividades a nível nacional, conseguimos espalhar a “semente” do empreendedorismo e começando a despertar a proactividade, a atitude e a curiosidade, nos 4365 participantes dos eventos. Este resultado foi conseguido através do projecto designado de Momento do Empreendedor (ME): um instrumento talhado para responder ao desafio de promover e incentivar uma economia competitiva e dinâmica e uma mão-de-obra devidamente qualificada e ajustada às necessidades, aos desafios e às oportunidades do mercado de trabalho.
Neste ano, tivemos uma atenção especial para com os micro, pequenos e médios empresários, através de sessões de trocas de experiências, partilha de informações e discussões á volta de aspectos do dia-a-dia, focalizando em temas como capitalização das empresas, leis laborais, marketing, recursos humanos, TIC’s, mercado, vendas, etc. A mesma atenção foi dispensada à capacitação de jovens estudantes dos Centros de Empregos e Formação Profissional e Escolas Técnicas, apostando em pequenas sessões de palestras, mini cursos e/ou workshops, de desenvolvimento de conteúdos que os familiarizem com o ambiente de negócio e com a realidade empresarial nacional e troca de experiências, debates e discussões de casos de sucessos. A estes potenciais empreendedores, o foco foi nos temas de sensibilização e promoção do empreendedorismo, nomeadamente o perfil, a importância e os riscos inerentes ao processo empreendedor, a iniciativa, as oportunidades de negócio, como trabalhar as ideias de negócios, entre outros.

Os números dos eventos, ou seja a quantidade dos eventos, referidos anteriormente, nada representam sem o quesito qualidade. A avaliação de qualidade é sempre feita através da implementação de um questionário de satisfação para a análise, não só dos conteúdos ministrados, mas também dos palestrantes. Mais de 90% dos participantes garantem estar satisfeitos com os eventos e avaliam positivamente, tanto as sessões como os palestrantes. O projecto é fundamentado em pressupostos práticos do dia-a-dia dos empreendedores e dos micros empresários, reforçado com a componente teórica, dotando os participantes de competências chaves para o processo empreendedor. Assim, quem passa por uma sessão do Momento do Empreendedor sai, a conhecer, nem que minimamente, as características, os riscos e o processo de transformação do empreendedor de hoje no empresário de amanhã!