17 dezembro 2013

Semana Global do Empreendedorismo 2013: Cabo Verde quer Empreender sem Fronteiras

A Semana Global do Empreendedorismo ou o GEW (Global Entrepreneurship Week) é um movimento global recente que contagiou o mundo ante a consciência generalizada de que, hodiernamente, a riqueza das nações depende mais da cultura do empreendedorismo do que de minérios dos subsolos. O movimento foi lançado na Inglaterra e se tornou global em 2008, somente cinco anos se passaram, de acordo com o relatório de 2012, já é a maior celebração do mundo dos inovadores e criadores de emprego que lançam startups que dão vida às ideias, impulsionam o crescimento económico e ampliam o bem-estar humano. Bem marcado tem-se presentemente o envolvimento de 131 países com mais de 7.491.695 participantes. Está patenteado e é de reconhecimento geral que libertar o espírito para a imaginação, para a iniciativa e para a inovação é uma arma com “poderes atómicos”. Ilumina mentes, impulsiona ideias, dinamiza a procura de soluções e responde às necessidades do incremento do desenvolvimento económico das nações com impacto global.
Cabo Verde fez sua inscrição desde 2010, tendo encaixado de forma activa seu ritmo à escala nacional. Dois anos mais tarde, em 2012, já era o país do ano, sendo o país com mais realizações per capita, graças ao envolvimento dos cidadãos, das empresas e organizações sociais e do Governo. Este ano o país estabeleceu metas mais ambiciosas, que apontam o aumento de 15 a 30 por cento aos resultados do ano anterior. Pois, tendo o reconhecimento dos Organizadores Internacionais e a Institucionalização da Semana Global do Empreendedorismo pelo Governo, através de Resolução Nº 71/2012, este ano, Cabo Verde quer Empreender sem Fronteiras, continuando a acelerar o empreendedorismo e a inspirar uma nova geração de empreendedores.
Este ano, o GEW irá decorrer de 18 a 24 de Novembro. Espera-se o envolvimento de mais pessoas, de estudantes, de professores, de empreendedores, de empresários, das instituições do Estado, das autarquias, das universidades, das empresas, das organizações sociais e um forte apoio do Governo. Todos devem participar nas actividades para ajudar a desenvolver o nosso génio empreendedor em Cabo Verde.
Embora seja um movimento que procura inspirar pessoas em todo o lado através de actividades locais, nacionais e globais, para ajuda-las a explorarem seus potenciais como empreendedores autónomos e inovadores, o GEW deixou de ser uma campanha de sensibilização para a consciencialização, e vem-se tornando numa plataforma, rampa de lançamento e oportunidades para muitos empreendedores. Procura facilitar a interligação e a colaboração envolvendo os diferentes players ao longo do espectro do empreendedorismo no fortalecimento dos ecossistemas em todo o mundo. Eliminar os condicionalismos, facilitar o ambiente de negócios, promover a inovação, facilitar novos negócios e conquistar novos mercados, aceder a recursos… são sempre os resultados eminentes. Sendo a dinamização e o fortalecimento das economias, a criação de empregos, a prazo, os impactos tido como certos e aguardados por todos.
Empreender sem fronteiras é pensar e fazer sem fronteiras. Cabo Verde é um país onde se reconhece a fraca cultura do empreendedorismo, o que significa que temos de continuar a moldar essa pedra preciosa que temos sobre os ombros. A geografia arquipelágica e uma nação diasporizada impelem-nos a modular nossos negócios, identificando nossos diferenciais para a competitividade interna e regional, e as oportunidades de novos mercados desta nação global.
O País e a nação têm histórias de sucessos e uma tradição de viabilizar o impossível. Vai sendo estruturado enquanto um país respeitado, com um ambiente de negócio cada vez melhor; e é hora de acelerar os passos, abrir-se para novos horizontes a trilhar novos caminhos, a navegar em novas vagas, a criar factores de sucesso e de competitividade. Afinal, contrariamente ao que se ouvia apregoar, somos um país com ambições de se tornar rico e próspero, porque a riqueza de um país é tanto maior quanto mais seus homens e mulheres estejam conscientes do capital que representam. Estes são desafios permanentes do GEW de Cabo Verde e global.


Jose Teixeira | Coordenador Unidade Inovação e Empreendedorismo