14 agosto 2014

Minuto do Empresário: Financie o seu negócio

Ao pensar em iniciar um negócio próprio a maioria dos futuros empreendedores vêem como única fonte de recursos os empréstimos bancários. Mas existem outras formas de financiar o negócio evitando pagar elevados juros às instituições bancárias.

1. Evite empréstimos bancários - Se não tem dinheiro, mas quer iniciar um negócio próprio, talvez a primeira alternativa que pense seja obter um empréstimo bancário para conseguir financiamento. Mas esta não é a única alternativa para conseguir crédito e nem a melhor.Deixe a possibilidade de pedir um empréstimo como última alternativa de financiamento para sua empresa. Isto fará uma grande diferença.

2. Prepare um plano de negócios  - Antes de começar a procurar financiamento para arrancar com a sua empresa, deve ter o seu plano de negócios pronto. Este permite testar a viabilidade do negócio. Além disso, a maioria das formas de financiamento que existem no mercado são feitas com base na análise do plano de negócios. Caso pretenda dispor de dinheiro de terceiros no seu negócio, terá que apresentar-lhes o seu plano detalhado de negócios.

3. Venda oportunidades e não ideias - O segredo do sucesso de muitos negócios está na percepção e curiosidade do empreendedor por conhecer as necessidades não atendidas nos mercados e em desenvolver rapidamente produtos e serviços que atendam a essas necessidades, ou seja, está na captura de oportunidades.

4. Identifique as suas necessidades - Antes de pedir o dinheiro, a quem quer que seja, deve saber com exactidão o montante que irá precisar para iniciar a sua empresa. Esta informação é extremamente importante e deve estar minuciosamente descrita no seu plano de negócios.Nele devem estar discriminados todos os seus gastos iniciais e mensais como, por exemplo, rendas, móveis, ferramentas, computadores, funcionários, veículos, matéria-prima, telefone, electricidade, e tantos outros quanto seu negócio precisar.Acrescente, ainda, um valor destinado ao Fundo de Maneio. Pois sua empresa terá gastos fixos mensais antes mesmo de começar a ter receitas suficientes para cobrir esses gastos.

5. Saiba como gerir as suas finanças - Seja através de capital próprio, de familiares e amigos, de instrumentos públicos, de bancos, ou de business angels, conseguir financiamento será apenas a primeira fase da sua empresa. Tenha em mente que para o bom desempenho, crescimento e sucesso do seu negócio é fundamental que tenha uma boa gestão financeira para que o investimento obtido de terceiros possa ser devolvido o quanto antes e para que possa crescer como empreendedor.