14 agosto 2013

ADEI participa na II Edição de Formação de Capacitação para Vida Autónoma

No âmbito da II Edição de Formação de Capacitação para Vida Autónoma promovida pela Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e que decorre de 13 a 18 do corrente mês, foram realizadas várias actividades.
A ADEI participou numas das actividades do dia de hoje, dia 14, com a exposição do tema “O empreendedorismo: Técnicas de elaboração de plano de negócios e abertura de uma empresa”. Este evento destinado a cerca de 65 jovens, foi planeado com o objectivo de capacitar os mesmos para a sua reinserção social e profissional, dotando-os de ferramentas necessárias no dia-a-dia, seja para procurar emprego, ser jovem empresário, montar pequenos negócios aproveitando as oportunidades de financiamento para a juventude, ou aderir ao Programa Nacional do Voluntariado.
É de realçar que a Fundação das Aldeias Infantis SOSCabo Verde é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, de utilidade publica e com o objectivo de apoiar crianças em risco de perderem os cuidados parentais e/ou os que já perderam. Assim sendo, pretende proporcionar um cuidado básico familiar e um lar onde possam crescer tendo por base uma formação solida que lhes permita alcançar, com sucesso, uma vida autónoma.

Formação de Facilitadores

Já estamos no 3º dia de Formação de Facilitadores para a 7ª Oficina do Empreendedorismo, a acontecer na próxima semana de 19 a 23, na Cidade da Praia.

São cerca de 21 novos facilitadores que irão fazer parte deste evento de sucesso e que pela primeira vez conta com a parceria da Bornefonden.
Um dos objectivos da Oficina do Empreendedorismo é que cada participante consiga resultados muito melhores nos seus negócios e possam contribuir ainda mais para o crescimento do País. É um grande passo na vida de cada empreendedor.

 

13 agosto 2013

Conheça os novos programas da ADEI

Este ano, a ADEI lançou novos programas para apoiar micro, pequenas e médias empresas, assim como empreendedores e empresários.

Saiba mais informações dos programas CRIA, PME+, INOVAR, RENOVAR, ACADEMIA MPME e ACESSO AO MERCADO no nosso site 
www.adei.cv

Veja qual é o programa que melhor se adequa às suas necessidades.

  


  


12 agosto 2013

Visita do Presidente da República

A ADEI recebeu hoje, dia 12, a visita do Sr. Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, e sua comitiva.

Nesta visita, puderam conhecer não só as instalações mas também os trabalhos que a agência vem desenvolvido para o empreendedorismo como para o crescimento de micro, pequenas e medias empresas.


7ª OE – Praia

Decorre esta semana, a formação de facilitadores da 7ª Oficina do Empreendedorismo de Cabo Verde, desta vez com a parceria da Bornefonden. São cerca de 21 pessoas a serem formadas pela Dra. Sarita Cesana, consultora da SEBRAE. 

Entretanto, os mobilizadores já começaram a dar a conhecer o projecto porta-a -porta, incentivando a participação dos jovens.

08 agosto 2013

OPACC apresenta o plano de formações para o 2º semestre

Para o 2º semestre do corrente ano, a OPACC - Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados, disponibiliza um leque de formações:


FORMAÇÕES NA CIDADE DA PRAIA  (eventualmente em videoconferência no Mindelo e Espargos):

1. Formações Avançadas em Matérias de Contabilidade, Análise e Gestão financeira, Controlo de Gestão, Auditoria Financeira, Auditoria Operacional e de Gestão e Teorias de Comportamento e Ética Profissional, as quais podem ser frequentadas por qualquer técnico de contabilidade, contabilista e auditor, economista ou gestor, e que também servem de preparação do Exame para Auditor Certificado, Grupo III e Grupo IV, a ter lugar no mês de Dezembro de 2013:  

2. Formações em Matérias de Contabilidade, Controlo Interno e Auditoria e Jurídico-Fiscais, as quais podem ser frequentadas por qualquer técnico de contabilidade, contabilista e auditor, economista ou gestor, e  que também servem de preparação do Exame para Contabilista Certificado, Grupo II, Grupo III  e Grupo IV, a ter lugar nos meses de Novembro e Dezembro de 2013: 

3. Formações Técnico-Profissionais em Contabilidade e Fiscalidade, incluindo 04 Cursos modulares de contabilidade e 04 Seminários em matérias de enquadramento no ambiente empresarial, conducentes à obtenção de um Diploma Profissional de Contabilidade e Fiscalidade, emitido pela Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados. Os Cursos e Seminários podem ser frequentados individualmente a título de formação profissional contínua de colaboradores de empresas ou gabinetes de contabilidade. Contudo, submetendo-se os formandos às provas de avaliação de todos os 04 Cursos modulares e de todos os 04 Seminários, e tendo obtido avaliação positiva em todas as matérias, ser-lhes-á atribuído um Diploma Profissional de Contabilidade e Fiscalidade pela OPACC. Este Diploma certificará da aptidão profissional obtida pelo formando, não estando relacionado com qualquer sistema de equivalência académica ou profissional oficial, ou seja a OPACC não pretende “vender um papel” mas sim dotar os formandos de algum conhecimento basilar para o início de uma eventual carreira profissional, numa empresa de qualquer ramo de atividade ou num gabinete de contabilidade: 


FORMAÇÕES NA CIDADE DO MINDELO  (eventualmente em videoconferência na Praia e Espargos):

4. Ações de formação profissional contínua que podem ser frequentadas por qualquer técnico de contabilidade, contabilista e auditor, economista ou gestor:  http://opacc.cv/documentos/Formacao%20Tecnica_Mindelo.pdf


FORMAÇÕES NA CIDADE DE ESPARGOS  (eventualmente em videoconferência na Praia e Mindelo):

5. Ações de formação profissional contínua que podem ser frequentadas por qualquer técnico de contabilidade, contabilista e auditor, economista ou gestor:  http://opacc.cv/documentos/Formacao%20Tecnica_Espargos.pdf



As inscrições encontram-se abertas na OPACC:

Telefone na Praia: 262 21 38 - Email: opacc-praia@cvtelecom.cv

Telefone no Mindelo: 231 85 07 – Email: opacc-mindelo@cvtelecom.cv

III Formação de Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios

Na próxima segunda-feira (dia 12 de Agosto), inicia a III Formação de Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios, promovida pela ADEI e Câmara Municipal do Sal.
As sessões serão às 2ªf e 5ªf, das 09:00 às 12:00, no Centro Comunitário África 70, perfazendo um total de 18 horas de formação. 
As inscrições podem ser feitas até ao dia 09 através do telefone: 241 40 50 ou e-mail: sonia.gomes@adei.cv

07 agosto 2013

AgriBusiness 2013: O sector agro-alimentar

Decorre de 06 a 09 de Outubro, o Fórum EMRC AgriBusiness, em Ruanda, sob o tema “O Sector Agro-alimentar: Um catalisador para o crescimento sustentável e inclusivo em África”. 
O Fórum EMRC AgriBusiness tem como objectivo fortalecer o sector agroalimentar africano através da promoção de parcerias, partilha das “melhores práticas” e atracção de investimento / financiamento.

É o maior Fórum de Agronegócios pan-Africano realizado em solo Africano, decorre anualmente e atrai centenas de empresários, investidores, peritos, representantes governamentais, Organizações Internacionais e representantes dos sectores público e privado do norte e do sul. É um ponto de encontro fundamental para aqueles que desejam participar no crescimento do sector agroalimentar africano e para aqueles que desejam investir no sector. 

O Fórum combina Sessões Plenárias, Workshops Técnicos, Reuniões de Negócios Pré-organizadas e personalizadas e um dinâmico Market Place.

Saiba mais na página
Programação aqui 


06 agosto 2013

GEW Policy Survey - Saiba mais

Cabo Verde irá fazer parte de um estudo global através da participação na actividade da GEW internacional - GEW Policy Survey. Este estudo tem como objectivo avaliar a experiência dos empreendedores, de modo a que, os resultados possam ajudar a informar sobre futuras decisões políticas.

Posteriormente este estudo irá contribuir para a publicação de um relatório sobre o estado do ecossistema empresarial, em que Cabo Verde irá fazer parte, ajudando assim a reflectir sobre decisões estratégicas que possam vir a ser tomadas, para encorajar e motivar o lançamento e crescimento de Start Up’s.


Veja o documento aqui e dê o seu contributo: http://www.unleashingideas.org/content/gew-policy-survey

ADEI inicia o mês de Agosto com várias actividades:


Dia 01: ME Profissional "Marketing: como vender mais e melhor" em Mindelo

Dia 02 ME Profissional "Marketing e Internet: como utilizar a internet para aumentar as vendas" em Mindelo

De 08 a 29: 5º Formação de Empreendedorismo e Gestão de pequenos negócios

Dia 09 ME Profissional "O papel da contabilidade no sucesso de uma empresa" na Praia

Dia 09: Participação na Feira de Agroprodutos na ilha de Santo Antão

De 12 a 16: Arranca o programa ACADEMIA MPME e a formação “Técnicas de vendas e fidelização do cliente”

Dia 10: Palestra da ideia ao negócio na Cidade de Assomada, através do Gabinete do Empreendedor

Dia 17: Workshop Técnicas de Elaboração de Planos de Negócios na Cidade de Assomada, através do Gabinete do Empreendedor

De 19 a 23: 7ª Oficina do Empreendedorismo de Cabo Verde, desta vez com a parceria da Bornefonden

Dia 22: Participação no 4º Workshop de Empregabilidade na ilha do Sal, através do Gabinete do Empreendedor


Nós prometemos, nós cumprimos!
Brevemente mais novidades. Fique atento e participe nas nossas actividades.

ACADEMIA MPME - conheça o programa e o calendário de formações

O programa Academia MPME visa impulsionar as opções e oportunidades de melhoria de capacidades em todas as áreas e sectores de interesse às MPME, em particular nos sectores estratégicos. Está destinado a empreendedores, MPME e colectividades empresariais que procuram o reforço das suas competências empresariais e de gestão.
Mais informações aqui no menu “Programas” na página da agência
Calendário aqui


ADEI lança ACEXX

No quadro do Programa Acesso ao Mercado que pretende melhorar e reforçar a participação das MPME nas cadeias de valor agro-alimentar, turístico e cultural, através da melhoria e do reforço das capacidades organizacional, produtiva, associativa e de marketing, com foco na penetração dos produtos no sector turístico da ilha do Sal e Boa Vista; a ADEI lança - ACEXX um evento de curta duração que visa a promoção de negócios e crescimento empresarial, através de reuniões pré-agendadas, na qual irá se promover encontros B2B (Business to Business) entre as Empresas Vendedoras e Empresas Compradoras.

ACEXX tem por objectivos:
·         Beneficiar as empresas vendedoras na inclusão do circuito comercial turístico, facilitando o contacto directo com potenciais empresas compradores nacionais e internacionais.
·         Desenvolver relações comerciais que irão permitir uma melhor capacidade produtiva das Empresas Vendedoras, tanto ao nível da qualidade como da quantidade, orientado para o mercado, com impacto positivo no desenvolvimento social local, pela possibilidade de aumento de empregabilidade e reforço da identidade cultural local.
O evento decorrerá durantes três dias, no mês de Setembro na ilha do Sal. No primeiro dia será realizado um speed networking onde cada participante terá 1 minuto para apresentar a si e a sua empresa e, no segundo dia será realizado um encontro de negócios na qual através de reuniões pré-agendadas, irá se promover encontros B2B (Business to Business) de 10 minutos entre as empresas vendedoras e empresas compradoras. Durante e depois do evento haverá oportunidades para as pessoas conversarem mais aprofundadamente das possibilidades de negócio. Serão desenvolvidas actividades paralelas nomeadamente palestras e/ou workshops.

Quem e como participar?
·         Empresas ou associações que estejam dispostas a criar parcerias, agregar valor e  realizar negócios, bem como palestrantes convidados e patrocinadores do evento;
·         Serão permitidos 2 representantes por cada empresa/Associação;
·         Tanto a Empresa Vendedora como a Compradora, para participarem do evento devem entregar a ficha de candidatura no prazo e local estabelecido;
 Fique atento às informações que irão surgir!

02 agosto 2013

Arranca a Academia MPME e formação “Técnicas de vendas e fidelização do cliente”

No próximo dia 12 (segunda-feira), arranca o programa Academia MPME, um instrumento da ADEI para impulsionar as opções e oportunidades de melhoria de capacidades em todas as áreas e sectores de interesse às MPME, em particular nos sectores estratégicos, facilitando assim o reforço de competências profissionais nas empresas. Está destinado a empreendedores, MPME e colectividades empresariais que procuram o reforço das suas competências empresariais e de gestão.

Já no dia 12 inicia a formação “Técnicas de vendas e fidelização do cliente”, que decorrerá até o dia 16, das 16:00 às 19:00, nas instalações da CCISS e ministrada pela formadora Dra. Jassica Tavares.  As inscrições deverão ser feitas na Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento, instituição parceria do evento, mediante custo de 2.000$00 por participante.


É de realçar que que os cursos da Academia MPME serão lançados periodicamente ao longo do ano. No geral os cursos serão de curta duração, terão o formato modular e serão ministrados segundo a metodologia formação-acção.